Website de Mônica Yamagawa

H : VERBETE

dicionário do centro de são paulo

atualizado em: 30 de setembro de 2017

 

home > centro de são paulo > dicionário do centro de são paulo > letra H

letra Gletra Hletra I

 

HATTENBACH, JOÃO:

Imigrante alemão, chegou ao Brasil por volta de 1850. Ferreiro, montou um barracão na área onde hoje fica a Avenida Ipiranga, montando no local sua oficina. Em seu inventário, constava uma casa de aluguel na Rua da Palha (atual Rua 7 de Abril).

 

HEIB, JOSÉ:

Em 1870, abriu uma fábrica de cerveja, na Rua da Liberdade, junto da Ponte da Condessa de São Joaquim.

 

HELMOLD, GUSTAVO:

Professor de piano, que tambem consertava e afinava o instrumento, em 1854, na Rua da Santa Casa n.10.

 

HENRIQUE ABLAS:

Filho de Carlos Ablas, exerceu durante anos a função de tradutor para os engenheiros, mestres-de-obras e pedreiros alemães contratados pela Inspetoria de Obras Públicas.

 

HENRIQUE FOX:

Em 1856, de acordo com o anúncio publicado no Correio Paulistano, em sua casa, na Rua do Rozario, estavam disponíveis "gottas anti-cholericas" para venda.

 

HENRIQUE STUPAKOFF:

Inaugura sua Fábrica de Cerveja Bavária, em 1892.

 

HENRIQUE SYDOW:

Imigrante alemão, artesão, especialista em fabricação de sinos. Pai de Gustavo Sydow.

 

HERCULE FLORENCE:

Em 1833, realiza os primeiros experimentos fotográficos no país (em Campinas). Em 1839, em declaração publicada na revista A Phenix, afirma que não entrará na disputa pela descoberta da técnica com o francês Louis Jacques Mandé Daguerre.

 

HOFF, AUGUSTO:

Imigrante alemão, chegou ao Brasil por volta de 1870, juntamente com Guilherme Schultz, comprou a chácara Mauá (1876) e depois a vendeu para Victor Nothmann e Frederico Glette(1879).

 

HOSPITAL DA CARIDADE:

Inaugurado em 2 de julho de 1825, juntamente, com a Casa dos Expostos, na Chácara dos Ingleses, pela Santa Casa de Misericórdia.

 

HOSPITAL DA ORDEM TERCEIRA DO CARMO:

Fundada em 27 de fevereiro de 1831.

 

HOSPITAL DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA:

Inaugurado em 30 de junho de 1840, o "novo" hospital foi projetado por Daniel Pedro Müller, na Rua da Glória.

 

HOSPITAL DE ALIENADOS

 

HOSPITAL MILITAR:

Criado em 1792. Em 1803 foi criada uma aula de cirurgia no hospital.

 

HOTEL DA BOA VISTA

 

HOTEL DO HILÁRIO

 

HOTEL PALM

 

HOTEL PAULISTANO:

Ficava na Rua São Bento, esquina da Ladeira do Acu, era propriedade de Adolpho Dusser. Posteriormente, a edificação abrigou no térreo o Café Brandão (hoje, no local, estã o Edifício Martinelli).

 

HUND, GEORGE:

Imigrante alemão. Sua família, ao chegar ao Brasil (por volta de 1870), dedicou-se, inicialmente ao trabalho com fundição de ferro.

 

HYGINO ALVARES DE ABREU E SILVA:

Professor de Aritmética e Geometria, em 1856, no Lycêo Paulistano.

 

letra Gletra Hletra I

 

CENTRO DE SÃO PAULO

CLIQUE NAS LETRAS ABAIXO PARA ACESSAR OS OUTROS VERBETES

 

 

 

A

B

 

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

 


CAPITAL - SAO PAULO E SEU PATRIMONIO ARQUITETONICO

Juan Esteves
Antonio Carlos Abdalla
Imesp
2013

'A Secretaria de Estado da cultura de São Paulo tem imensa satisfação em apoiar a reedição do livro 'Capital - São Paulo e seu patrimônio arquitetônico, de Juan Esteves. Com curadoria de Antonio Carlos Abdalla, o conjunto de fotografias selecionadas oferece um amplo panorama da diversidade de edifícios de distintas naturezas que marcaram a capital paulista ao longo de sua história, especialmente os últimos 100 anos. Colocado em evidência no magistral registro de Juan Esteves, o patrimônio arqutetônico paulistano pode aqui ser apreciado nos detalhes que acabam por ficar invisíveis em meio à agitação cotidiana da metrópole. Ao dar merecida visibilidade aos edifícios retratados, esta publicação ajuda a sensibilizar para a necessidade de preservação desse patrimônio, uma importantíssima e difícil tarefa, que precisava envolver toda a sociedade.' - Marcelo Mattos Araujo...[+]

 


ARQUIVO HISTORICO DE SAO PAULO

Eudes Campos
Imesp
2011

Seleção de manuscritos, mapas, plantas, desenhos técnicos e fotografias, escolhidos dentre os mais de 4 milhões de itens pertencentes ao acervo do 'Arquivo Histórico de São Paulo', este livro busca compor um mosaico da história da cidade e ressalta a importância da conservação deste patrimônio diante dos desafios de compreensão do seu futuro...[+]

 


Patrimônio da metrópole paulistana

Margarida Cintra Gordinho
Iatã Cannabrava
Terceiro Nome
2010

Este livro apresenta, com fotos e textos, os bens tombados pelo Condephaat na cidade de São Paulo e em sua região metropolitana. Com ele, procuramos contribuir para amplir a possibilidade desses bens serem conhecidos, admirados e preservados, mantendo vivas as memórias e histórias que ajudam a construir nosso futuro...[+]

 


HISTORIA DOS VELHOS TEATROS DE SAO PAULO

Antonio Barreto do Amaral 
Imesp
2006

A Coleção Paulística trata de diversos aspectos da História do Estado de São Paulo, de sua formação e cultura, de alguns de seus municípios e de algumas de suas personalidades. Publicados em meados do século XX, esses volumes tiveram sua última edição entre as décadas de 1970 e 1980. A reedição revista e atualizada de 5 volumes mostra-se muito oportuna: a coleção está esgotada e os poucos volumes em circulação têm merecido o tratamento de obra rara. Disponibiliza-se, assim, a pesquisadores e estudiosos da história de São Paulo, bem como ao público em geral, importante parte da obra. Os exemplares selecionados, escritos por nomes relevantes da prosa paulista, cobrem desde a saga dos Bandeirantes até a história dos teatros paulistas, destacando-se o importante Dicionário de História de São Paulo...[+]

 

home      moyarte      não-diário      contato