Salão Lisboense, de Jose Alves Carrido
SALLES, PAULO FRANCISCO DE: engajado para auxiliar nos serviços da Secretaria de Governo, em agosto de 1854 [CORREIO PAULISTANO, n.45, 18 Ago. 1854].
Salvator Rosa, escultura de Luiz Brizzolara
SANTANA, GOMES DE: professor no Seminário Episcopal da Luz.
SANTO, Camilo Monte (Palacete Santa Elza)
SANTOS, BENEDICTO DOS: Servente da Faculdade de Direito (1896 / 1897).
SANTOS, FRANCISCO CHAGAS DOS: Guarda da Faculdade de Direito (1896 / 1897).
SANTOS, GABRIEL JOSÉ RODRIGUES DOS: Em 1856, era suplente da Assembléia Provincial; Dr., lente substituto da Faculdade de Direito e morador do Largo da Sé.
SANTOS, JOÃO JOSÉ DOS Amanuense da Faculdade de Direito (1896/1897).
SANTOS, Joaquim José Alves dos
SANTUÁRIO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: Bibliografia: BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.
SÃO PAULO RAILWAY: Inaugurada em 1867 - popularmente chamada de "A Inglesa" e posteriormente, de Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.
SAQUETE, JOAQUIM DE SOIZA: Cirurgião mór, em 1827, morava na Rua da Luz [O FAROL PAULISTANO, n.25, 4 Jul. 1827].
SARAIVA, JOSÉ ANTONIO: Administrou a Província de São Paulo de 17 de julho de 1854 a 12 de novembro de 1855, , segundo Almeida Nogueira, em Academia de São Paulo: tradições e reminiscências: volume 5. São Paulo: Saraiva, 1977. No mesmo livro, há um rodapé informando que Eugênio Egas, na Galeria dos presidentes de São Paulo, I, 233, informa que o período correto é de 26 de junho de 1854 a 16 de maio de 1855.
SCHAUMANN, GUSTAVO (OU GUSTAV SCHAUMANN): Imigrante alemão. Farmacêutico/Boticário. Ocupou o cargo de Cônsul do Império Germânico em São Paulo. Chegou em Santos em 1848 e, em São Paulo, em 1853. Em 1868, residia na Rua de São Bento, n.54.
Schiavo, escultura de Luiz Brizzolara
SCHULTZ, GUILHERME: Imigrante alemão, chegou ao Brasil por volta de 1870, juntamente com Augusto Hoff, comprou a chácara Mauá (1876) e depois a vendeu para Victor Nothmann e Frederico Glette(1879).
SCHUMACKER, CARLOS: Imigrante alemão, chegou ao Brasil, em 1827, proprietário de uma fábrica de chapéus.
SEBASTIÃO GIL: Procurador do Conselho que em em 17 de setembro de 1639 apresentou na Câmara um requerimento sobre problemas com a posse e distribuição de terras em São Paulo (Atas IV, 433).
Secos & Molhados: Carlota Augusta Greffe Borba
Secretarias da Agricultura, da fazenda e do Tesouro
Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos (Casa Lombarda)
SEGURADO, José Pedro de Azevedo
Seminário das Educandas da Glória
Seminário Episcopal da Luz / Seminário Episcopal de Maria Imaculada e de Santo Inácio
SERTÓRIO, Joaquim: Seu nome é mencionado em um anúncio publicado em 1854 "Venee-se uma negra de 38 annos, mais ou menos, sabe lavar, cosinhar, e é muito fiel; não tem vicio algum. Quem a pretender dirija-se á caza de Joaquim Sertório, para tratar." [CORREIO PAULISTANO, n.30, 31 Jul. 1854.]
SERTÓRIO JÚNIOR, JOÃO: Deputado da Assembléia Provincial e morador da Ladeira do Piques, em 1856.
SERVIÇO POSTAL (CORREIOS): As duas primeiras linhas de correio de São Paulo foram criadas em 28 de julho de 1798: uma para a cidade de Santos e outra para o Rio de Janeiro.
SETE VOLTAS, RUA: No passado a área hoje conhecida como Parque Dom Pedro, era chamada de Várzea do Carmo, onde os afluentes do Rio Tamanduateí (Canal de Piratininga), formavam diversos braços de rios, e esses eram chamados pela população de "Sete Voltas".
SILBZ, Jorje Eugenio de Locio / SILBZ, Jorge Eugenio de Locio e
SILVA, Antonio Carlos Ribeiro de Andrade Machado
SILVA, Emilia Carolina Riveres da
SILVA, CELESTINO DA: Encarregado de constratar os artistas e a companhia lírica para a inauguração do Teatro Municipal.
SILVA, FRANCISCO DE PAULA GOMES DA: Diretor e professor de Primeiras Letras, Doutrina Cristã, em 1856, do Lycêo Paulistano.
SILVA, HYGINO ALVARES DE ABREU E: Professor de Aritmética e Geometria, em 1856, no Lycêo Paulistano.
SILVA, José Felizardo José Gomes da - Lyceo Paulistano
SILVA, JOSÉ JOAQUIM DOS SANTOS: auxiliou como consultor jurídico para a construção do Semináro Episcopal da Luz.
SILVA, José Pinto da: procurador, localizado no endereço Pateo da Cadêa, 2 (o anúncio não deixava claro se este era o endereço da residência ou do local de trabalho) [O FAROL PAULISTANO, n.352, 12 Jun. 1830].
SILVA, Josino do Nascimento (Dr.)
SILVA, Luiz Gomes Vieira da (cirurgião dentista)
SILVA, Mamede José Gomes da - Lyceo Paulistano
SILVA, MAMEDE JOSÉ GOMES DA: Capelão e responsável pelo ensino religioso do Lycêo Paulistano, em 1856.
SILVA, Maria Hipolita dos Santos
SILVEIRA, ANNA MIQUELINA DA: nome mencionado como destinatária de carta e caixas em posse de Jose da Costa Carvalho [O FAROL PAULISTANO, n.335, 27 Abr. 1830].
SIQUEIRA, Alexandre Joaquim de
SIQUEIRA, Catharina Alves de Siqueira
SIQUEIRA, FABIANO MARTINS (MAJOR): Porteiro da Faculdade de Direito (1896/1897).
SOARES, IZABEL: Casada com Gabriel Pinheiro Costa. Em seu testamento deixou esmolas para a Ermida do Guaré (Igreja Nossa Senhora da Luz): "O testamento de Isabel Soares, de 1629, dispõe que 'se dê ao ermitão de Guarepe uma esmola em panno de algodão', o que foi religiosamente cumprido, pois mais adiante vamos encontrar o seguinte recibo: 'Digo eu Manuel de Atouguia ermitão que sou de Nossa Senhora de Gueré que recebi do senhor Gabriel Pinheiro Costa duas patacas em dinheiro que me deu uma esmola que sua mulher Izabel Soares que Deus tem deixou em testamento me déssem em panno e elle como testamenteiro m'as deu por verdade lhe dei esta quitação para sua guarda hoje 10 de julho de seiscentos e trinta e um annos'. "[ARROYO, Leonardo. Igrejas de São Paulo: introdução ao estudo dos templos mais característicos de São Paulo nas suas relações com a crônica da cidade. Rio de Janeiro: José Olympio, 1954, p.28.]
Sociedade Carnavalesca Piratininga
Sociedade Concordia Paulistana
Sociedade Italiana de Beneficencia
SOUSA, FRANCISCO DE: Marido de Anna de Proença, é mencionado quando do cumprimento do testamento de sua esposa: " 'Recebi de Francisco de Sousa como testamenteiro da defunta sua mulher Anna de Proença uma toalha de linho para o altar de Nossa Senhora da Luz que deixou na verba do seu testamento e por verdade lhe passei a quitação. Hoje 24 de junho de 1680 annos - o ermitão de Nossa Senhora da Luz, João Almeida' "[ARROYO, Leonardo. Igrejas de São Paulo: introdução ao estudo dos templos mais característicos de São Paulo nas suas relações com a crônica da cidade. Rio de Janeiro: José Olympio, 1954, p.29.]
SOUSA, JOÃO DE: Um dos religiosos que acompanhavam o grupo de Manuel da Nóbrega e José de Anchieta e que,assim como Pero Correia, foi morto pelos índios durante o retorno de uma das expedições à boca do sertão.
SOUZA, CANDIDO XAVIER DE ALMEIDA E: Em 1856, era ajudante da biblioteca da Faculdade de Direito e residia no Largo da Sé.
SOUZA, DR. CLEMENTE FALCÃO DE: Em 1856, morava na Descida do Piques. Foi lente catedrático, 1a. cadeira da Faculdade de Direito (4o. anno).
STEIDEL, ERNST (ERNESTO): Imigrante alemão, em 1868, morava na Rua Direita, 28.
STUPAKOFF, HENRIQUE: Inaugurou sua Fábrica de Cerveja Bavária, em 1892.
SUPPLICY, Hypolito: loja de jóias
SUPPLICY, Luiz - SUPPLICY, João José Suplicy - SUPPLICY, Louis Jean Joseph
SYDOW, GUSTAVO: Filho de imigrante alemão (Henrique Sydow), tornou-se um dos maiores fundidores da cidade de São Paulo.
SYDOW, HENRIQUE: Imigrante alemão, artesão, especialista em fabricação de sinos. Pai de Gustavo Sydow.
YAMAGAWA, Mônica. Verbetes; letra S - Dicionário Online Sobre o Centro de São Paulo. Moyarte. Disponível em: <http://www.moyarte.com.br/centro-de-sao-paulo/dicionario-do-centro-de-sao-paulo/indice-dicionario.html>. Acesso em: 26 Set. 2021.
[Em "Acesso em", indicar a data de consulta, data de acesso ao site].
Os verbetes sem descritivo, como exemplo "Matheus Ferraz Cantinho (? Coutinho)", possui página individual, clique sobre o verbete para acessar o conteúdo.
Os verbetes com descritivos, como o exemplo "MANOEL JOAQUIM DE VASCONCELLOS", por enquanto, não possui página individual, as informações disponíveis são as mencionadas nesta página.
A |
B |
C |
D |
E |
F |
|
G |
H |
I |
J |
K |
L |
M |
N |
O |
P |
Q |
R |
S |
T |
U |
V |
W |
X |
Y |
Z |
Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.
Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.
Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.
Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.
Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.
Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.