Os verbetes sem descritivo, como exemplo "Matheus Ferraz Cantinho (? Coutinho)", possui página individual, clique sobre o verbete para acessar o conteúdo.
Os verbetes com descritivos, como o exemplo "MANOEL JOAQUIM DE VASCONCELLOS", por enquanto, não possui página individual, as informações disponíveis são as mencionadas nesta página.
JACINTO HELIODORO DE VASCONCELLOS: Morador da casa número 5, ao pé da Igreja dos Remédios.
JACINTO LEITE DE GODOI (CAPITÃO): Em 1827, morava na Rua do Carmo n.49.
Jacob Friedrich / Friedrichs / Friederich / Frederich
Jardim da Luz: Casa do administrador
Jardim da Luz: Coretos, antigo ponto de bondes e canudo do Dr. Teodoro (Mirante da Luz)
Jardim da Luz: Diana e aquário subterrâneo
Jardim da Luz: Gruta artificial
Jardim da Luz: Lago Cruz de Savóia
Jardim da Luz: O menino e o peixe, escultura de G. Giogi Filho
J. DA VEIGA CABRAL: gerente do periódico Gazeta do Povo.
J.E. DAMERGUE: Um dos responsáveis pela execução do Desinfectório Central (terreno adquirido em 1882 e instituição inaugurada em 1893).
JERÔNIMO LEITÃO: Capitão, mencionado em 1583, durante os registros sobre o assassinato do Frei Diogo.
J.J. TEIXEIRA & COMP.: proprietário do periódico Diário da Manhã.
JOÃO, ANTONIO: Segundo ermitão da Igreja Nossa Senhora da Luz, aparece no inventário de 1658, de Antonio Pedroso de Barros e em 1659, no de Pedro Dias Leite: "Pedro Dias Leite prometia 'à Nossa Senhora do Guaré um manto de tafetá'. (...) 'Certifico eu Luiz de Andrade escrivão dos órfãos desta villa de São Paulo e seu termo e dello dou minha fé em como o capitão Lourenço Castanho Taques pagou ao ermitão de Nossa Senhora da Luz Antonio João três mil réis que o defunto Pedro Dias deixou de esmola e por passar na verdade e a pedimento do dito ermitão lhe passei a presente aos oito do mez de agosto de seiscentos e cincoenta e nove annos.' "[ARROYO, Leonardo. Igrejas de São Paulo: introdução ao estudo dos templos mais característicos de São Paulo nas suas relações com a crônica da cidade. Rio de Janeiro: José Olympio, 1954, p.29.]
JOÃO BATISTA FERRI: Escultor. Veja mais informações sobre uma de suas obras: Guanabara, escultura de João Batista Ferri.
João Capistrano de Macedo Alkmin
João da Silva Carrão: advogado
JOÃO DE SOUSA: Um dos religiosos que acompanhavam o grupo de Manuel da Nóbrega e José de Anchieta e que,assim como Pero Correia, foi morto pelos índios durante o retorno de uma das expedições à boca do sertão.
JOÃO FRANCISCO DA MOTTA: Guarda da Faculdade de Direito (1896/1897).
JOÃO HATTENBACH: Imigrante alemão, chegou ao Brasil por volta de 1850. Ferreiro, montou um barracão na área onde hoje fica a Avenida Ipiranga, montando no local sua oficina. Em seu inventário, constava uma casa de aluguel na Rua da Palha (atual Rua 7 de Abril).
JOÃO JOSÉ DOS SANTOS: Amanuense da Faculdade de Direito (1896/1897).
JOÃO MARTINS MILLER: Segundo anuncio de 1856 (Correio Paulistano: 4 de janeiro), morador da Rua dos Piques: "Arrematação.Pelo juizo municipal desta cidade, e cartório do escrivão abaixo assignado, a requerimento de João Martins Miller, se faz publico, que no dia 11 do corrente as 10 horas da manhã, na casa do dito Miller, rua do Piques, se hão de arrematar 3 moradas de casas avaliadas pela quantia de 10:000$000.S. Paulo 2 de janeiro de 1856.Emilio José Alvarez."
João Mendes, escultura de William Zadig
JOÃO PEREIRA MONTEIRO: Em 1896 / 1897, era vice-diretor da Faculdade de Direito.
JOÃO PLANDÉ: Entre 1862-1863 dirigia a sede de São Paulo do Depósito de Calçados da Fábrica de Siré Irmãos.
JOÃO RAMALHO: Junto com Tibiriça, auxiliou o padre Manuel da Nóbrega na escolha do local para fundar o clégio-igreja da Companhia de Jesus. Tornou-se o 1o. Capitão-mor da Vila de São Pauloem 9 de julho de 1562, para liderar na guerra contra os índios Tamoios.
JOÃO SERTÓRIO JÚNIOR: Deputado da Assembléia Provincial e morador da Ladeira do Piques, em 1856.
JOAQUIM ARCOVERDE DE ALBUQUERQUE CAVALCANTE, DOM: Décimo Bispo de São Paulo, nomeado em 1893, faz sua entrada solene na cidade no dia 30 de setembro do mesmo ano.
JOAQUIM AVELINO DOS SANTOS DELPHIM: Amanuense da Faculdade de Direito (1896/1897).
Joaquim de Almeida Leite Moraes: advogado
Joaquim Egídio de Sousa Aranha
JOAQUIM ESTEVÃO RIBEIRO: Sobre ele, há um anúncio no Correio Paulistano, de 2 de janeiro de 1856: "A administração da casa fallida de Joaquim Estevão Ribeiro, convida os devedores a mesma para satisfazerem seus debitos em casa do administrador Bernardino José Dias Torres. S.Paulo, 14 de dezembro de 1855 - Bernardino José Dias Torres de Oliveira - Barão do Tietê."
JOAQUIM EUGÊNIO DE LIMA: Engenheiro uruguaio. Em 1873 recebeu o privilégio de construir e explorar quiosques comerciais no Jardim da Luz. Tal privilégio foi suspenso, posteriormente, por João Teodoro e ao processar o governo, ganhou, na época a indenização de 120:000$000.
JOAQUIM FLORIANO DE TOLEDO: Tenente-coronel / 6o. vice-presidente da Província / empregado provincial aposentado (secretario do governo) em 1856, e morador da Ladeira do Piques.
JOAQUIM GASPAR DOS SANTOS PEREIRA: Contratado por João Teodoro, na década de 1870, para cuidar e zelar pelo Jardim da Luz.
JOAQUIM GONSALVEZ D'OLIVEIRA: Morador da Rua de Santa Thereza, n.14, em 1829. De acordo com anúncio, responsável pela negocição do aluguel de uma Chácara na Freguesia do Brás. [O Farol Paulistano, n.268, 7 Nov. 1829].
JOAQUIM IGNACIO RAMALHO, DR.: Em 12 de julho de 1854, era secretário do Cassino Paulistano. Em 1896/1897, foi diretor da Faculdade de Direito.
JOAQUIM JACINTHO MENDONÇA FILHO: bacharel, bibliotecário da Faculdade de Direito (1896/897).
JOAQUIM JOSÉ DE CARVALHO: Foi sua a iniciativa de fundar a Academis Paulista de Letras, em 5 de outubro de 1909.
JOAQUIM JOSÉ PEDRO MAIA: Segundo anúncio de O Farol Paulistano (Nùmero 79, de 12 de janeiro de 1828), poderia ser encontrado na Rua de São Bento, em 1828. O anúncio em questão era de um escravo que fugiu de Santos e caso fosse encontrado na capital, deveria ser entregue para o Sr. Joaquim.
JOAQUIM JOSÉ PINTO DE MORAIS LEME: Brigadeiro. Em 1834, sua filha vendeu para a Marquesa de Santos, o edifício hoje conhecido como Solar da Marquesa, na Rua Roberto Simonsen. Ele recebeu essa edificação como pagamento de uma dívida em 1 de abril de 1802.
Joaquim Ribeiro da Silva: padre
JOAQUIM ROBERTO DE AZEVEDO MARQUES: proprietário do periódico Correio Paulistano - 1881.
Joaquim Russel - Lyceo Paulistano
JOAQUIM SOARES MIRANDA: Guarda da Faculdade de Direito (1896 / 1897).
Jogo da Bolla / Jogo da Bola, Rua do
JOHN MAWE: Em 1812, seu trabalho é publicado em Londres, com algumas das primeiras ilustrações de São Paulo, gravuras essas executadas por Berrenger, a partir dos esboços realizados em 1810, pelo autor.
Jorge Eugenio de Locio e Silbz
JOSÉ ANTONIO SARAIVA: Administrou a Província de São Paulo de 17 de julho de 1854 a 12 de novembro de 1855, segundo Almeida Nogueira, em Academia de São Paulo: tradições e reminiscências: volume 5. São Paulo: Saraiva, 1977. No mesmo livro, há um rodapé informando que Eugênio Egas, na Galeria dos presidentes de São Paulo, I, 233, informa que o período correto é de 26 de junho de 1854 a 16 de maio de 1855. Com base nas informações publicadas no Correio Paulistano, as informações estão de acordo com a de Eugênio Degas [Correio Paulistano, Anno I, Número 1: junho de 1854].
José Antonio Teixeira [Coelho & Teixeira]
Jose Antonio Teixeira Cabral, Tenente-coronel
José Bonifácio, escultura de Alfredo Ceschiatti
JOSÉ DA COSTA CARVALHO: Marquês de Monte Alegre, fundou em 1827, "O Farol Paulistano" (1o. jornal impresso de São Paulo).
José da Costa Faria (Casa Faria)
José Felizardo José Gomes da Silva - Lyceo Paulistano
JOSÉ FERNANDES DE SOUSA: Livreiro, português, proprietário do Pândega, conta a elnda que se alguém roubasse uma galinha de sua propriedde, "descontava" o prejuízo no preço do primeiro livro que vendesse depois do corrido. Clipping: COELHO, Marcelo. Chá, rapé, livros e outros artigos sem rivais. Folha de São Paulo: +Mais!, 11 Abr. 2004.
JOSÉ HEIB: Em 1870, abriu uma fábrica de cerveja, na Rua da Liberdade, junto da Ponte da Condessa de São Joaquim.
JOSÉ JOAQUIM DE JESUS (CAPITÃO): Em anúncio publicado no Correio Paulistano, em 2 de janeiro de 1856, o Capitão informa que na Rua da Consolação n.62, estão disponívis "pedras para calçadas e para paredes e pilares".
JOSÉ JOAQUIM RODRIGUES (ALFERES): Em 1828, residia na Rua das Casinhas, n.5 (O Farol Paulistano, número 103, de 12 de abril de 1828). Em 1828, publicou anúncio informando sobre a fuga de um escravo.
JOSE MARIA DE AZEVEDO MARQUES: administrado do periódico Correio Paulistano - 1881.
JOSÉ MARIA ROA: Espanhol, responsável pela impressão do semanário humorístico Cabrião (1866 - 1867).
José Pedro de Azevedo Segurado
JOSÉ RODRIGUES FERREIRA D'OLIVEIRA NETO, CORONEL: Em janeiro de 1830, é publicado uma nota, referente ao roubo de madeira que seria utilizada para a construção de uma edificação na Rua do Jogo da Bola, pertencente ao Coronel José Rodrigues Ferreira d'Oliveira Neto(na nota, é informado que no caso de não devolução do material, será divulgado o nome do infrator) - [O Farol Paulistano, n.300, 26 Jan. 1830].
Jose Rodrigues Veloso (Capitão)
JOSÉ VIEIRA COUTO MAGALHÃES: Em abril de 1856, era professor de Filosofia no Lycêo Paulistano.
Jose Xavier Balieiro: retratista
Josefina Maria da Silva (Madame Jozefina).
Josino do Nascimento Silva, Dr.
J.R. de Azevedo Marques (? JOAQUIM ROBERTO DE AZEVEDO MARQUES: proprietário do periódico Correio Paulistano - 1881)
Jules Martin (Victor Jules André Martin)
JÚLIO FRANK: Criou a Bucha, uma sociedade secreta formada por estudandes e professores do Curso Jurídico do Largo de São Fracisco, em 1831.
JULIO JOAQUIM GONÇALVES MAIA: bacharel, em 1896 / 1897 era sub-secretário da Faculdade de Direito e secretário do curso anexo.
JÚLIO MARIANO GALVÃO DE MOURA: Em 1855 era proprietário do terreno e edificação onde hoje está localizada a Casa da Imagem (Casa Nùmero 1), e nela instalou o Colégio Ateneu Paulistano.
Justinianno de Mello Franco: médico
YAMAGAWA, Mônica. Verbetes: letra J - Dicionário Online Sobre o Centro de São Paulo. Moyarte. Disponível em: <http://www.moyarte.com.br/centro-de-sao-paulo/ dicionario-do-centro-de-sao-paulo/indice-dicionario.html>. Acesso em: 24 Set. 2021.
[Em "Acesso em", indicar a data de consulta, data de acesso ao site].
A |
B |
C |
D |
E |
F |
|
G |
H |
I |
J |
K |
L |
M |
N |
O |
P |
Q |
R |
S |
T |
U |
V |
W |
X |
Y |
Z |
Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.
Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.
Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.
Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.
Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.
Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.