Moyarte. Mônica Yamagawa.
Mônica Yamagawa
Home: página inicialMoyarte: perfil no FacebookMoyarte: perfil no InstagramMoyarte: perfil no Twitter
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

Domingos Henrique da Silva

comerciante de fazendas

(tecidos)

ladeira de santo antonio, 8 (1854 - 1856)
largo de são francisco (1857)

Hotel do Hilário / Hotel da Boa Vista
Rua do Carmo, 3 (81) ( 1865 -1866)

história do comércio do centro de são paulo

atualizado em: 12 de agosto de 2021

 

home > história do comércio > Domingos Henrique da Silva

 

Em dezembro de 1854, Domingos Henrique da Silva divulga para os leitores do Correio Paulistano, a disponibilidade em seu estabelecimento, de novos produtos têxteis proveniente da capital - Rio de Janeiro:


[CORREIO PAULISTANO, n.149, 22 Dez. 1854.]

 

Em um anúncio de janeiro de 1856, Domingos Henrique da Silva informa a população de São Paulo sobre a disponibilidade de seus produtos, com detalhes da variedade de mercadorias oferecidas em seu estabelecimento - a loja continua no mesmo endereço de 1854:


[CORREIO PAULISTANO, n.351, 2 Jan. 1856.]

"ATTENÇÃO.

A' casa de Domingos Henrique da Silva, na ladeira de Santo Antonio, n.8, acaba de chegar do Rio de Janeiro, um completo sortimento de fazendas finas tanto para senhoras como para homens, constando de ricos cortes de vestidos de bareje de seda, cortes de lã, riquisimos chales de merinó bordados, ditos de tapetes superiores, e de outras qualidades; cassas de lindissimos padrões finas e de muito bom gosto, superiores lenços de seda, irlanda de linho superior, chapeos de castor branco superfinos, ditos de molla casimiras dos padrões os mais modernos, cortes de coletes de velludo e pelucia de seda dos mais modernos, bengalas de muito bom gosto, gravataas de todaas as qualidades, papel pintado para forrar casas, sedas, escorcias, chitas, riscados, morins, cambraias e muitas outras fazendas que serão vendidas por commodo preço."

[CORREIO PAULISTANO, n.351, 2 Jan. 1856.]

 

Em outubro de 1856, uma nota publicada no Correio Paulistano indica a "liquidação" do estabelecimento:


[CORREIO PAULISTANO, n.458, 3 Out. 1856.]

 

No Almanak Paulistano de 1857, consta um Domingos Henrique da Silva, com Loja de Fazendas, porém, no endereço do Largo de São Francisco.

Em uma nota de novembro de 1862, Domingos é mencionado como "genro", de acordo com o texto do anúncio, provavelmente, "Ana Joaquina dos Santos" é o nome de sua esposa:


[CORREIO PAULISTANO, n.1957, 14 Nov. 1862.]

 

Em 1865, o nome Domingos Henrique da Silva consta como o novo proprietário do Hotel do Hilário, (localizado no terreno onde hoje está a Casa da Imagem - Casa Número 1), rebatizado de Hotel da Boa Vista:

"Por suas dimensões, serviu, em seguida, à instalação de uma Casa de Banhos ou Casa de Saúde, que funcionou no imóvel em 1857 e 1858, sob direção do francês Charles Pierre Etchecoin. Um dos anúncios desta espécie de clínica referia-se ao imóvel como um 'vasto estabelecimento, situado em um excelente lugar, tendo uma vista linda e pitoresca, e colocado mesmo na cidade'. De fato, a área atrás do hotel ainda não estava urbanizada; a cidade terminava ali, num dos limites do planalto em que se situava a cidade. O que se tinha era uma vista aberta, panorâmica.  

Ao que tudo indica, esta casa funcionava também como hotel, já que um comerciante de jóias, de nome Affonso Fierard, anunciava suas mercadorias dando como endereço a Casa de Saúde. Em 1862, a casa já não tinha mais as atividades clínicas e se constituía, exclusivamente, como Hotel do Hilário, dando hospedagem e anunciando trazer peixes de Santos e oferecer tainhas frescas, assadas, recheadas, camarões frescos, ostras em lata, além de “comidas usuais”. Atores da Companhia Dramática de São Paulo tinham ali o seu endereço.

Em 1865, o hotel passou às mãos de Domingos Henrique da Silva, foi todo reformado e ganhou o nome de Hotel da Boa Vista. Dizia um anúncio: 'O proprietário não poupou esforços a fim de oferecer aos senhores viajantes e pensionistas todas as comodidades possíveis, tendo excelentes aposentos, e podendo gozar-se da linda vista da várzea' (referia-se às margens do rio Tamanduateí); 'uma vista deliciosa, que daí se goza e que torna para os senhores passageiros a hospedagem amena e aprazível'. Um ano depois, porém, foram a leilão os móveis e utensílios do hotel. No ano seguinte, ainda alugavam-se alguns cômodos da casa."

[CASA DA IMAGEM. Prefeitura Municipal de São Paulo, 15 Nov. 2011. Disponível em: <https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/casa_da_imagem/index.php?p=9730>. Acesso em: 12 Ago. 2021.]

 

Dois anos depois (1867), o nome de Domingos Henrique da Silva consta na lista de janeiro e de maio de cartas paradas na administração do serviço de correio por problemas de localização do destinatário.

 

 

referência bibliográficas

ALMANAK - ADMINISTRATIVO, MERCANTIL E INDUSTRIAL DA PROVÍNCIA DE S.PAULO PARA O ANNO DE 1857. Edição fac-similar. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado / Arquivo do Estado, 1983.

CASA DA IMAGEM. Prefeitura Municipal de São Paulo, 15 Nov. 2011. Disponível em: <https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/casa_da_imagem/index.php?p=9730>. Acesso em: 12 Ago. 2021.

CORREIO PAULISTANO, n.149, 22 Dez. 1854.
CORREIO PAULISTANO
, n.351, 2 Jan. 1856.

CORREIO PAULISTANO, n.458, 3 Out. 1856.
CORREIO PAULISTANO, n.1957, 14 Nov. 1862.
CORREIO PAULISTANO, n.3303, 2 Jun. 1867.

 

 

dicionário sobre o centro de são paulo

[clique nas letras para acessar a listagem de verbetes disponíveis]

 

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

 

 

história do centro de são paulo: cronologia

Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.

[+] leia mais

história do comércio do centro de são paulo

Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.

[+] leia mais

dicionário online sobre o centro de são paulo

Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.

[+] leia mais

história dos logradouros do centro de são paulo

Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.

[+] leia mais

biblioteca online sobre o centro de são paulo

Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.

[+] leia mais

patrimônio cultural do centro de são paulo

Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.

[+] leia mais

home            sobre o moyarte            contato