Moyarte. Mônica Yamagawa.
Mônica Yamagawa
Home: página inicialMoyarte: perfil no FacebookMoyarte: perfil no InstagramMoyarte: perfil no Twitter
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

século XVII: 1611 - 1620

história do centro de são paulo

atualizado em: 5 de janeiro de 2022

 

home > história > século XVII: 1611 - 1620

 

16101611 - 16201621

 

1611

Câmara Municipal: Salvador Pires (juiz), Manuel Francisco, Antonio Raposo (vereador), Antonio Rodrigues, Jorge de Barros Fajardo (procurador).

 


1612

A construção da Igreja Matriz é concluída e o local passa a ser conhecido como Largo da Matriz, e que, futuramente, se tornaria parte da Praça da Sé (atualmente, parte da Praça da Sé em frente à Caixa Econômica Federal - Caixa Cultural).

Por ordem régia, os jesuítas são proibidos de escravizer os índios.

Ocorrem protestos por parte da população da Vila de São Paulo e dos oficiais da Câmara Municipal, sobre o monopólio dos jesuítas sobre o trabalho indígena.

Câmara Municipal: José de Camargo (juiz), Pedro Nunes, Gerlado Corrêa (vereador), Vicente Bicudo, Antonio Camacho (procurador).

 


1613

Câmara Municipal: Pedro Leme (juiz), João de Brito Cassão, Gonçalo Madeira (vereador), Domingos Pires, Rafael de Oliveira (procurador).

 


1614

Câmara Municipal: Geraldo Corrêa (juiz), Francisco Ribeiro, Baltasar de Godoi (vereador), Custódio de Aguiar Lobo, Francisco Jorge (procurador).

 


1615

Faleceu Marina de Chaves, esposa de Antônio Lourenço.

Câmara Municipal: Lourenço de Siqueira (juiz), João de Santa Maria, Amador Bueno, Antônio Raposo (vereador), Francisco Alves Corrêa, Paschoal Monteiro (procurador).

 


1616

Câmara Municipal: Franisco de Almeida (juiz), Pedro Dias, Cristóvão de Aguiar Girão, Bartolomeu Bueno (vereador), Belchior da Costa, Domingos Martins (procurador).

 


1618

1618 - 1648: Guerra dos Trinta Anos (Essa guerra começou com as lutas religiosas no Império Germânico, que culminou com o confronto entre a Liga Evangélica, dos principais protestantes, e a Liga Sagrada, dos principais católicos.

[ARRUDA, José Jobson de Andrade. História moderna e contemporânea. São Paulo: Ática, 1976, p.116.]

 

Câmara Municipal: Pedro Nogueira de Pazes (juiz), Francisco de Alvarenga, Gaspar Cubas (vereador), Lucas Fernandes Pinto, José Pinto, Paschial Monteiro (procurador).

 


1619

A Câmara Municipal compra a casa de Francisco Ruiz Velho e nela instala sua sede.

Câmara Municipal: Antonio Bicudo (juiz), Sebastião Fernandes Corrêa, Francisco de Proença, Alonso Perez Canhamares (vereador), Pedro Vaz de Barros, Pedro da Silva (procurador).

"Nesse ano, Luís de Céspedes Xeria, nomeado pela Espanha governador do Paraguai, passa por São Paulo e no mapa em que registrou a viagem de ida esboçou a Casa da Câmara, desenho que se tornou um dos símbolos da cidade."

[PORTA, Paula (org.). História da Cidade de São Paulo. São Paulo: Paz e Terra, 2004, p. 650.]

 


1620

Câmara Municipal: Salvador Pires (juiz), Paulo do Amaral, Bartolomeu Gonçalves, Gaspar da Costa (vereador), Pedro Dias, Antonio Lopes Pinto (procurador), Francisco Jorge.

 

 

16101611 - 16201621

 

 

referências bibliográficas

CADERNOS DE FOTOGRAFIA BRASILEIRA: SÃO PAULO 450 ANOS. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2006.

PORTA, Paula (org.). História da Cidade de São Paulo. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

 

 

dicionário sobre o centro de são paulo

[clique nas letras para acessar a listagem de verbetes disponíveis]

 

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

 

história do centro de são paulo: cronologia

Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.

[+] leia mais

história do comércio do centro de são paulo

Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.

[+] leia mais

dicionário online sobre o centro de são paulo

Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.

[+] leia mais

história dos logradouros do centro de são paulo

Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.

[+] leia mais

biblioteca online sobre o centro de são paulo

Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.

[+] leia mais

patrimônio cultural do centro de são paulo

Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.

[+] leia mais

home            sobre o moyarte            contato