Moyarte: home
HOME: ir para página inicial  Moyarte no INSTAGRAM  Moyarte no TWITTER  Moyarte no FACEBOOK
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

HOME > LOGRADOUROS > RUA DE SANTA THEREZA

RUA DE SANTA THEREZA

logradouros do centro de são paulo

atualizado em: 11 de julho de 2019

 

Nome antigo de parte da atual Rua Roberto Simonsen.

 

1685

Recolhimento de Santa Teresa: o 1o. convento feminino foi instalado nessa rua, em 1685.

 


1828

Rua de Santa Thereza, n.10: residência do cirurgião dentista, João Rost (O Farol Paulistano, número 136, de 6 de agosto de 1828).

 


1829

Rua de Santa Thereza: endereço de moradia do Padre Francisco Antonio de Araujo Souto. [O Farol Paulistano, n.235, 5 de agosto de 1829]

Rua de Santa Thereza, n.14: endereço de Joaquim Gonsalvez d'Oliveira, de acordo com anúncio para aluguém de chácara [O Farol Paulistano, n.268, 7 Nov. 1829].

Rua de Santa Thereza, n.15: endereço para contactar Joaquim José Rodrigues de Ramos. [O Farol Paulistano, n.223, 24 de junho de 1829]

 


1830

Rua de Santa Thereza, n.2: Collegio de Educação para Meninas de Dona Elisiária Cecilia Spinola [O Farol Paulistano, , n.300, 26 Jan. 1830].

 


1854

Condições da calçada:

"Rogamos so Sr. fiscal da camara municipal desta cidade, que lance suas vistas para os chamados concertos da calçada da rua de Santa Thereza.

Observamos ali um preto arvorado no officio de calceteiro, que occupou-se de alguns dias em quebrar as pedras novas que deviam ser bem aproveitadas, lançando os estilhaços nos lugares aonde se achava soffrivel a calçada, deixando no entanto cheia de profundos buracos os mesmo lugares que necessitavam ser entulhados e calçados de boas pedras.

Deo o celebre calceteiro por concluida a porça da rua que pretendeo concertar, foi para diante e deixou, se não em peior, ao menos no mesmo estado de ruina que jazia a calçada. Qualquer pequena chuva enche aquelles buracos, conservando-se por muito tempo as aguas estagnadas. Tendo de passar por aquella rua as procições, viram-se os visinhos na necessidade de mandar esgotar as aguas, de taes buracos, sendo difficil dessecal-as pela posição pouco favoravel em que está a rua que não póde receber o sol por muito tempo, nem tem o declive necessario.

Esta pequena lembrança sirva tambem de avizo, que seremos cuidadosos acerca dos demais trabalhos da camara, a que faremos com urbanidade as observações que nos parecerem justas, e convenientes á communidade publica o de economia para os cofres da camara.

Nessa rua mora o Sr. fiscal, e por mais esta razão deve elle ser assiduo observador daquelles concertos."

[Correio Paulistano, Anno I, Número 3: 28 de junho de 1854.]

 


1856

Dr. Antônio Joaquim Ribas: deputado da província; lente substituto da Faculdade de Direito; promotor dos reziduos e capellas; residente no logradouro em 1856.

Climaco da Rocha Lima: terceiro oficial da contadoria tesouraria da Fazenda Provincial; residente no logradouro em 1856.

Francisco Xavier Taques Alvim: adido da secretaria da Contadoria /Thesouraria da Fazenda Geral; residente no logradouro em 1856.

Hypolito José Soares de Souza, Dr.: 3o. vice-presidente da Província; inspetor da Junta de Fazenda/Thesouraria da Fazenda Geral; inspector da tesouraria da Fazenda Provincial; residente no logradouro em 1856.

Joaquim Antonio Taques Alvim: amanuense da Secretaria da Assembléia; residente no logradouro em 1856.

 


1866

Rua de Santa Thereza, n.16: endereço de Pedro Ernesto Albuquerque de Oliveira - [Diário de S.Paulo, n.171, 3 de março de 1866]

 


1872

Rua de Santa Thereza, n.13: endereço do Tenente-coronel João de Macedo Pimentel, Escrivão dos Feitos da Fazenda - [Almanak da Província de São Paulo Para 1873]

Rua de Santa Thereza, n.14: endereço do Capitão Felicio Ribeiro dos Santos Camargo - [Almanak da Província de São Paulo Para 1873]

Rua de Santa Thereza, n.65: endereço de Joaquim Taques Alvim, Collaborador do Fiscal da Thesouraria da Fazenda - [Almanak da Província de São Paulo Para 1873]

 


1897

Rua Santa Thereza, 12: Canuto Thorman [Almanak do Estado de São Paulo: Administrativo, Commercial e Profissional (SP) - 1897].

Rua Santa Thereza, 12 (sobrado): A. Borges de Almeida, relojoeiro.

 

 

[+] saiba mais sobre outros logradouros

 




home      moyarte      não-diário      contato