Requalificação Urbana Sustentável: Avaliação de Áreas Subutilizadas da Região da Luz. Melissa Belato Fortes & Liza Maria de Souza Andrade. USP.
Programa de Requalificação Urbana Nova Luz - Plano Urbanístico. Prefeitura Municipal de São Paulo. EMURB - Empresa Municipal de Urbanização.
História, imigração e saúde no bairro do Bom Retiro: Museu Emílio Ribas. Instituto Butantan.
Luz, São Paulo: as condições e possibilidades de um projeto urbano. Pedro Manuel Rivaben de Sales. Vitruvius. 2001.
Reabilitação da região da Luz - centro histórico de São Paulo: projetos urbanos e estratégias de intervenção. Tatiana Meza Mosqueira. Dissertação. FAU-USP. 2007.
O bairro da Luz em São Paulo: questões antropológicas sobre o fenômeno da gentrification. Heitor Frúgoli Jr. e Jessica Sklair. Cuadernos de Antropología Social Nº 30. 2009.
Transformações e permanências no Bairro do Bom Retiro, SP (1930 - 1954). Liziane Peres Mangili. Dissertação. Escola de Engenharia de São Carlos / USP. 2009.
Projeto Nova Luz, São Paulo, Brasil (1). Projeto Urbanístico Específico (PUE) Subproduto 5.1: PUE Consolidado. Prefeitura Municipal de São Paulo. 2011.
Projeto Nova Luz, São Paulo, Brasil (2). Projeto Urbanístico Específico (PUE) Subproduto 5.1: PUE Consolidado. Prefeitura Municipal de São Paulo. 2011.
Pela ‘Luz’ dos nossos olhos: uma interpretação do bairro paulistano. Maria Cristina da Silva Schicchi. RESGATE, volume XIX, número 21. 2011.
Bairro Luz: Entre o Velho e o Novo. Gilberto Pinto Cardoso Filho. Unopar Científica Ciências Humanas e da Educação, volume 14, número 3. 2013.
Usos da “Luz” e da “cracolândia”: etnografia de práticas espaciais. Taniele Rui. Saúde Soc. São Paulo, volume 23, número 1. 2014.
Em Memória e tempo das igrejas de São Paulo, os desenhos de Diana Dorothèa Danon captam todo o valor artístico desses espaços sagrados. Com extrema sensibilidade, a autora registra construções que datam do século XVI ao XX. São dezenas de construções contempladas em mais de 50 desenhos de importante valor documental e artístico. Já os textos de Leonardo Arroyo são uma verdadeira viagem pela história dessas igrejas e relatam fatos pitorescos ligados aos costumes da época.
ASSUNTOS: Igreja Nossa Senhora da Luz (Convento / Mosteiro / Atual Museu de Arte Sacra)
A condição de transportes , de pessoas e de mercadorias , no Estado de São Paulo era precária e com precária queremos dizer baixíssima velocidade e pouca capacidade de carregar cargas pelas poucas e elementares estradas , ou caminhos. Saldanha Marinho foi sim o maior incentivador desta empreitada via ferrovia e estruturação dos transportes no Estado. Belíssimo livro cheio de informações da época e análise sobre condições de transporte .
ASSUNTOS: Estrada de Ferro / Estação da Luz
O livro trata da preservação da arquitetura do ferro em São Paulo, sendo ivestigadas, a título de exemplo, estações de um trecho de linha ferroviária. O livro traz ainda a história da arquitetura do ferro, a fabricação de edifícios para exportação pelos países industrializados e seu emprego no Brasil, as teorias de preservação e as técnicas de restauração de construções metálicas.
Pólo Luz. Estação Júlio Prestes. Sala São Paulo. Espaços para a vida urbana. Propostas para a área (1974 - 1999).
Fotografias e informações sobre o projeto e aas esculturas a Pinacoteca do Estado expostas no Jardim da Luz.
Destinado ao ensino médio, este livro contém sete ensaios, de diversos autores, todos eles terminados por uma seção chamada 'Documentos', que traz artigos, leis, documentos, projetos e associações ligados à Estação da Luz e endereços de sites relacionados ao tema. Os ensaios tratam de assuntos variados, todos ligados à Estação da Luz e ao bairro de mesmo nome.
O objetivo deste livro é divulgar uma visão cultural, urbanística e arquitetônica do complexo processo da transformação da estação ferroviária Júlio Prestes, situada no centro histórico de São Paulo, em uma sala de concertos de padrão internacional, organizada e aparelhada com a tecnologia do século 21 cuja alta qualidade acústica e arquitetônica, vem sendo reconhecida por especialistas brasileiros e mundiais.
'Café, Ferro e Argila' desvenda a saga da construção da maior obra de engenharia no Brasil do século 19, a ferrovia San Paulo Railway. Com dezenas de fotos e fac-símiles de documentos históricos inéditos, o livro mostra a história da obra arquitetônica que transformou o estado de São Paulo na 'locomotiva do Brasil' e que teve o mais profundo impacto econômico na vida do País entre fins do século 19 e início do 20.
A Pinacoteca do estado em São Paulo comemorou em 2005 o seu primeiro centenário de existência. Fundada em 1905, pelo governo do estado de São Paulo, a Pinacoteca é o museu de arte mais antigo em São Paulo.
Esta obra visa comemorar centenário da Pinacoteca do Estado e oferecer uma visão histórica do museu de arte de São Paulo. O livro traz imagens do espaço e das obras do museu.
Em 'Arte Brasileira na Pinacoteca do Estado de São Paulo' alguns críticos e historiadores nacionais fazem uma análise sobre as obras do acervo da Pinacoteca. Em 240 páginas ilustradas, o livro traz também um resumo das leituras monográficas apresentadas por especialistas em um ciclo de 16 conferências realizadas em 2003 e um registro histórico da arte brasileira e da Pinacoteca, desde a sua fundação. O livro inclui análises de mestres como Carlos Lemos, José Roberto Teixeira Leite.
Seleção de manuscritos, mapas, plantas, desenhos técnicos e fotografias, escolhidos dentre os mais de 4 milhões de itens pertencentes ao acervo do 'Arquivo Histórico de São Paulo', este livro busca compor um mosaico da história da cidade e ressalta a importância da conservação deste patrimônio diante dos desafios de compreensão do seu futuro.
Organizado de forma cronológica, reúne depoimentos, reportagens, documentos, pesquisas sobre a evolução do jardim, do bairro da Luz, da cidade, da cultura em São Paulo e da preservação do patrimônio histórico, com coletânea produzida ao longo de seus anos. Em um capítulo, é narrado o amplo restauro das edificações, do paisagismo e da flora do jardim, e outro que explora a flora e a fauna do espaço.
Milhares de pessoas percorrem, todos os dias, as ruas do bairro paulistano do Bom Retiro. Atraídos pela indústria de confecção que tornou célebre sua principal via, a rua José Paulino, esses visitantes ajudam a manter um dinamismo econômico e social que marca esse segmento da cidade há mais de cem anos. Loteado pouco a pouco desde fins do século XIX, o Bom Retiro nasceu como espaço de imigrantes, marcado pela vida operária, pelas fábricas de tecidos e de alimentos.
A |
B |
C |
D |
E |
F |
|
G |
H |
I |
J |
K |
L |
M |
N |
O |
P |
Q |
R |
S |
T |
U |
V |
W |
X |
Y |
Z |
Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.
Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.
Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.
Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.
Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.
Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.