Moyarte. Mônica Yamagawa.
Mônica Yamagawa
Home: página inicialMoyarte: perfil no FacebookMoyarte: perfil no InstagramMoyarte: perfil no Twitter
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

Antiga Residência de Dino Bueno

rua guanazes, 1238 e 1282

dicionário do centro de são paulo

atualizado em: 14 de junho de 2022
home > dicionário > Antiga Residência de Dino Bueno

FONTE DA IMAGEM: Google Street View, novembro de 2017

 

A edificação foi construída no final do século XIX, até 1933 pertenceu à familia de Dino Bueno - ex-governador e senador. No final da década de 1990, Kamide e Pereira (1998), assim descreveram o imóvel e a propriedade:

"Residência de alto padrão, com projeto de autoria desconhecida, encontra-se implantada acima do nível da rua em decorrência da primitiva e irregular topografia do bairro dos Campos Elíseos. Essa residência e a vizinha, que também pertenceu a Dino Bueno, são cosntruções contemporâneas e apresentam características que as enquadram no ecletismo dominante do período.

O interior da casa ainda guarda a compartimentação da primitiva planta, articulada irregularmente, além de elementos originais como esquadrias, forros, batentes e vidros. Quanto às suas elevações externas, apresentam movimento provocado pela disposição de corpos salientes e reentrantes. Parte da grande área externa livre deu lugar a um alto edifício, tendo sido mantido o amplo jardim."

[KAMIDE, Edna Hiroe Miguita, PEREIRA, Terza Cristina Rodrigues (coord). Patrimônio Cultural Paulista: CONDEPHAAT, bens tombados 1968-1998. São Paulo: Imesp, 1998.]

 


FONTE DA IMAGEM: Condephaat

 

Alguns detalhes da edificação:

 

A edificação pertence à empresa Porto Seguro que na década de 1970 iniciou a instalação de uma de suas sedes no bairro dos Campos Elíseos - dados abaixos foram extraídos do website da empresa:

1974: Início da construção da nova sede da empresa, na Avenida Rio Branco, no bairro Campos Elíseos.

1976: Em 15 de novembro, ocorre a mudança da Matriz para a nova sede própria, na Avenida Rio Branco, 1.489. O espaço abrigava os 263 funcionários em oito dos treze andares do novo prédio.

1982: Na festa de confraternização, os funcionários assistem à apresentação de um espetáculo organizado pelos próprios colegas: era o início do Grupo de Teatro Porto Seguro.

2004: A iniciativa Ação Educa nasce com o objetivo de proporcionar atividades recreativas para as crianças em vulnerabilidade social do bairro de Campos Elíseos.

2005: A Porto Seguro inaugura a Casa Campos Elíseos Melhor, um espaço destinado à geração de renda e educação para a comunidade do bairro Campos Elíseos.

2007: É inaugurado o Instituto Porto Seguro, organização sem fins lucrativos, cuja Porto Seguro  é a principal mantenedora, que atua, sobretudo, no desenvolvimento de crianças, jovens e adultos moradores da comunidade dos Campos Elíseos, em São Paulo, ou em situação de vulnerabilidade social.

2011: Iniciam-se as obras do edifício Barão de Piracicaba, atual sede da Porto Seguro. Com 50 mil m² de área construída, o prédio tem capacidade para comportar cinco subsolos, 680 vagas de estacionamento e cerca de 2.200 pessoas

2013: A Porto Seguro cria a “Associação Campos Elíseos+gentil”, uma iniciativa do Instituto Porto Seguro, com o objetivo de desenvolver atividades e projetos de natureza cultural, educacional, social e ambiental no bairro dos Campos Elíseos, em São Paulo/SP, onde se localiza a sede da Porto Seguro. Inaugura-se a atual sede da Porto Seguro, localizada na Alameda Barão de Piracicaba, região dos Campos Elíseos, em São Paulo. Mais tarde, em 2015, o edifício recebe o nome de Rosa Garfinkel - Presidente de Honra e esposa de Abrahão Garfinkel, fundador da Porto Seguro.

2015: Inauguração do Teatro Porto Seguro com show do músico Ney Matogrosso. A casa de espetáculos com capacidade para mais de 500 pessoas fica localizada no centro de SP. A Porto inaugura a Associação Campos Elíseos Gentil, com o objetivo de prever a preservação e manutenção do bairro. O projeto Escola de Costura Industrial é lançado com o objetivo de qualificar profissionalmente pessoas com interesse em ingressar na área. 

2016: A Porto Seguro inaugura o Espaço Cultural Porto Seguro, integrando o complexo cultural, juntamente com o Teatro Porto Seguro.

2018: O Instituto Porto Seguro passa a atuar como entidade formadora do Programa de Aprendizagem de Jovens Aprendizes.

 

 

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico

Número do Processo: 23367/85.
Resolução de Tombamento: Resolução 15, de 16/3/88.
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, Seção I, 17/03/1988, p. 14.
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 277, p. 71, 18/07/1988.

 

Resolução SC 15/88

A Secretária da Cultura, nos termos do artigo 1º do Decreto-lei 149, de 15 de agosto de 1969 e do Decreto 13.426, de 16 de março de 1979, resolve:

Artigo 1º - Fica tombado como bem cultural de interesse histórico e arquitetônico o imóvel com respectivas edificações, localizado à Rua Guaianazes, 1.238 e 1.282, no bairro de Campos Elíseos, no município de São Paulo.

Trata-se de residências construídas entre o final do século XIX e início deste, que apresentam características estilísticas construtivas e de programa que as enquadram no ecletismo dominante no período e nas edificações implantadas no bairro dos Campos Elíseos à época de sua formação. Fazem parte de um conjunto significativo de residências remanescentes da ocupação original do bairro que possuem importância arquitetônica, urbanística e ambiental. Artigo 2º - O presente tombamento aplica-se aos seguintes elementos do imóvel descrito no Artigo 1º:

I – Antiga residência de Dino Bueno.
II – Antiga residência de Dino Bueno Filho.
III – Edícula com garagem da residência principal.
IV – Áreas remanescentes dos jardins originais.
V – Muros e gradis originais.

Artigo 3º - Fica o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado – Condephaat, autorizado a inscrever no Livro do Tombo competente o referido bem para os devidos e legais efeitos.

Artigo 4º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

 

CONPRESP – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo

RESOLUÇÃO No . 05/91

Por decisão unânime dos Conselheiros presentes à reunião realizada aos cinco dias do mês de abril de 1991, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo - CONPRESP, resolve, nos termos e para os fins da Lei no 10.032/85, com as alterações introduzidas pela Lei n o 10.236/86, tombar "ex-officio" os bens abaixo descriminados:

(...)

79) Imóvel com respectivas edificações localizado à Rua Guaianases, 1238 e 1282 - Campos Elíseos;

(...)

Esta resolução deverá ser submetida à efetivação da Senhora Secretária, bem como homologada pela Senhora Prefeita, com posterior registro no livro próprio.

 

RESOLUÇÃO No. 25 / CONPRESP / 2015

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo - CONPRESP, no uso de suas atribuições legais e nos termos da Lei nº 10.032, de 27 de dezembro de 1985 e alterações posteriores, e de acordo com a decisão dos Conselheiros presentes à 619ª Reunião Ordinária realizada em 27 de outubro de 2015;

CONSIDERANDO que é atribuição do CONPRESP a definição da área de entorno do bem tombado, a ser controlado por sistemas de ordenações espaciais adequadas, conforme o disposto no inciso V do artigo 2º e artigo 10 ambos da Lei Municipal n.º 10.032 de 27 de dezembro de 1985, incluindo o estabelecimento e a divulgação dos critérios pelo corpo técnico do DPH para análise e aprovação de intervenções físicas naquelas áreas;

CONSIDERANDO a legislação vigente de preservação da Residência Dino Bueno, atual Porto Seguro Cia de Seguros Gerais, tombada pelo CONPRESP;

CONSIDERANDO a importância histórica desta edificação e de sua área adjacente, no contexto urbanístico e ambiental do bairro dos Campos Elíseos, representativos da formação e desenvolvimento da cidade de São Paulo;

CONSIDERANDO a necessidade de regulamentação da área envoltória de proteção desse bem, a fim de estabelecer as formas de transformação compatíveis com a preservação de sua ambiência; e

CONSIDERANDO o contido no Processo nº 2015-0.168.141-5 que regulamenta a área envoltória dos imóveis tombados pela Resolução “ex-officio” nº 05/CONPRESP/1991.

 

RESOLVE:

Artigo 1º - REGULAMENTAR as DIRETRIZES para INTERVENÇÕES nos imóveis integrantes da ÁREA ENVOLTÓRIA de PROTEÇÃO da antiga RESIDÊNCIA DINO BUENO, atual Porto Seguro Cia de Seguros Gerais, situada à RUA GUAIANASES Nºs 1238 E 1282 – Campos Elíseos, Distrito de Santa Cecília (Setor 008 – Quadra 016 – Lotes 0019-7, 0022-7 e 0023-5 do Cadastro de Contribuintes da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico), bem tombado pela Resolução nº 05/CONPRESP/1991.

Artigo 2º - A área envoltória fica definida pelos limites dos próprios lotes tombados.

Artigo 3º - Ficam excluídos de proteção, e isentos de análise e deliberação pelo DPH/CONPRESP, as Quadras e Lotes não abrangidos pela presente Resolução, e que estavam anteriormente incluídos na área envoltória estadual e municipal definida pelo raio de 300 metros, instituídas pelas Resoluções de tombamento anteriores.

Artigo 4º - Esta Resolução passa a vigorar a partir da data de sua publicação no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, revogando as disposições em contrário.

DOC 18/11/2015 – página 56

 

[+] história do comércio do centro de são paulo

[+] dicionário online sobre o centro de são paulo

 

Publique seu livro.

 

como citar essa página em seu artigo acadêmico

YAMAGAWA, Mônica. Antiga Residência de Dino Bueno - Dicionário do Centro de São Paulo. Moyarte. Disponível em: <http://www.moyarte.com.br/centro-de-sao- paulo/dicionario-do-centro-de-sao-paulo/ indice-dicionario.html>. Acesso em: 25 Jan. 2022. [Em "Acesso em", indicar a data de consulta, data de acesso ao site].

 

 

referência bibliográficas

CANNABRAVA, Iatã, GORDINHO, Margarida Cintra. Patrimônio da metrópole paulistana. São Paulo: Terceiro Nome / Secretaria do Estado de Cultura, 2010.

CASARÃO DINO BUENO: PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO. Jornal do Campos Elíseos, 5a. edição, Abr. 2019.

KAMIDE, Edna Hiroe Miguita, PEREIRA, Terza Cristina Rodrigues (coord). Patrimônio Cultural Paulista: CONDEPHAAT, bens tombados 1968-1998. São Paulo: Imesp, 1998.

 

 

dicionário sobre o centro de são paulo

[clique nas letras para acessar a listagem de verbetes disponíveis]

 

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

 

 

 

história do centro de são paulo: cronologia

Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.

[+] leia mais

história do comércio do centro de são paulo

Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.

[+] leia mais

dicionário online sobre o centro de são paulo

Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.

[+] leia mais

história dos logradouros do centro de são paulo

Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.

[+] leia mais

biblioteca online sobre o centro de são paulo

Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.

[+] leia mais

patrimônio cultural do centro de são paulo

Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.

[+] leia mais

home            sobre o moyarte            contato