Moyarte. Mônica Yamagawa.
Mônica Yamagawa
Home: página inicialMoyarte: perfil no FacebookMoyarte: perfil no InstagramMoyarte: perfil no Twitter
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

Antônio Bento de Sousa e Castro

dicionário online sobre o centro de são paulo

atualizado em: 23 julho 2020

 

home > dicionário > Antônio Bento de Sousa e Castro

 

Nasceu em São Paulo, no dia 17 de fevereiro de 1843. Filho de de Bento Joaquim de Souza e Castro e de Henriqueta Viana de Souza e Castro - uma família abastada da capital da província de São Paulo. Conhecido como

"líder dos destemidos caifazes, representantes da face mais popular do abolicionismo paulista, que, negando as vias legais de alforria e deslegitimando a propriedade escrava, teriam formado uma rede de solidariedade capaz de ultrapassar as porteiras das fazendas e facilitar as fugas dos escravos, acoitando-os ou mesmo conduzindo-os aos quilombos."

[AZEVEDO, Elciene. Antonio Bento, homem rude do sertão: um abolicionista nos meandros da justiça e da política. Locus: revista de história, Volume 13, Número 1, Juiz de Fora, 2007. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/download/20657/11070/>. Acesso em: 23 Jul. 2020.]

Retrato de Antônio Bento de Sousa e Castro
FONTE: Wikipedia

 

 

Formado pela Academia de Direito (1864-1868), foi promotor público em Botucatu e Limeira e delegado de polícia e juiz municipal em Atibaia, e após ser exonerado do cargo, boa parte dos motivos das reclamações contra a sua pessoa tinham como base o fato dele afrontar as "os interesses políticos e pessoais das oligarquias locais" (AZEVEDO, 2007, p. 132). O artigo de Elciene Azevedo "Antonio Bento, homem rude do sertão: um abolicionista nos meandros da justiça e da política", relata algumas de saus decisões como juiz, descrevendo processos envolvendo batalhas de advogados abolicionistas e seus clientes, para obtenção de suas liberdades e as muitas decisões de Antônio Bento a favor desse grupo - ao invés de replicar as informações, recomendo a leitura do artigo.

Após a exoneração, mudou-se para São Paulo em 1870, passando a a exercer as funções de advogado e jornalista e a liderar o movimento para ajudar a fuga de escravos e a implantação de quilombos, conhecido como Confraria de Nossa Senhora dos Remédios - Antonioda Bento era provedor da imandade -, nome derivado de sua sede, a Igreja de mesmo nome, localizada no Largo de São Gonçalo.

Sobre sua liderança na Ordem dos Caifazes, recomendo a leitura da dissertação de Alexandre Ferro Otsuka, "Antonio Bento, homem rude do sertão: um abolicionista nos meandros da justiça e da política", de 2015. O historiador analisa os relatos e as documentações existentes sobre as ações do grupo, o papel de Antonio Bento nas atividades da ordem e, posteriormente, dentro da historiografia desenvolvida sobre o período.

Antonio Bento faleceu em São Paulo, em 8 de dezembro de 1898, em decorrência dos agravamentos de saúde provocados pela tuberculose pulmonar.

 

 

referências bibliográficas

 

AMARAL, Antonio Barreto do. Dicionário de história de São Paulo. Coleção Paulística. Volume XIX. São Paulo: Imesp, 2006.

AZEVEDO, Elciene. Antonio Bento, homem rude do sertão: um abolicionista nos meandros da justiça e da política. Locus: revista de história, Volume 13, Número 1, Juiz de Fora, 2007. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/download/20657/11070/>. Acesso em: 23 Jul. 2020.

OTSUKA, Alexandre Ferro. Antonio Bento, homem rude do sertão: um abolicionista nos meandros da justiça e da política. Dissertação - Programa de pós-graduação em história social da faculdade de Filosofia, Letras e CIências Humanas da USP, 2015. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-19082016-35642/publico/2015_AlexandreFerroOtsuka_VOrig.pdf>. Acesso em: 23 Jul. 2020.

 

 

verbetes individuais

[clique nas letras para acessar a listagem de verbetes disponíveis]

 

 

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

 

 




história do centro de são paulo: cronologia

Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.

[+] leia mais

história do comércio do centro de são paulo

Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.

[+] leia mais

dicionário online sobre o centro de são paulo

Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.

[+] leia mais

história dos logradouros do centro de são paulo

Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.

[+] leia mais

biblioteca online sobre o centro de são paulo

Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.

[+] leia mais

patrimônio cultural do centro de são paulo

Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.

[+] leia mais

home            sobre o moyarte            contato