A escultura "Contando a féria" (ou "O engraxate e o jornaleiro"), é de autoria do italiano Ricardo Cipicchia, elaborada entre 1949 e 1950.
O escultor nasceu na Itália, em 1885, e veio para o Brasil com os pais, aos dois anos de idade. Durante sua juventude, trabalhou como trapezista de circo, excursionando pelo interior de São Paulo. Estudou no Liceu de Artes e Ofícios e foi naturalizado brasileiro em duas ocasiões: por ocasião da “grande naturalização” (Proclamação da República) e, em 1910, ao ser nomeado professor de Escultura e Artes Decorativas da Escola de Aprendizes Artífices (em cujo cargo se aposentou em 1940).
Por volta de 1913, mantinha uma oficina e ensinava entalhe no local. Segundo Batista e Lima (1998), Cipicchia gostava de pintar e costumava esculpir medalhões de santos.
"Em 1917, no concurso do Saci promovidopor Monteiro Lobato, recebeu os dois primeiros prêmios, em pintura e escultura. Dedicou-se pouco à pintura e esporaticamente trabalhou com bronze; preferiu a escultura em madeira, onde melhor se expressou."
[BATISTA, Marta Rossetti, LIMA, Yone Soares de. Coleção Mário de Andrade: artes plásticas. São Paulo: IEB - USP, 1998, p.297.]
A obra "Contando a féria" (ou "O engraxate e o jornaleiro") está localizada na Praça Doutor João Mendes, no centro da cidade de São Paulo. Rossetti e Lima (1998) destacam que Cipicchia tinha predileção ppor tipos populares - assim como temas folclóricos, como a escultura "O ìndio e o tamanduá", localizada na Praça Marechal Deodoro -, o que exemplifica a escolha dos personagens que decidiu homenagear em sua obra. Tal característica também está presente na obra "A Pega do Porco", localizada no Parque do Ibirapuera.
A Fundição J. Rebeliato foi a responsável pela fundição da obra, feita em bronze e com pedestal de granito. A peça de bronze, possui as dimensões de 150 x 100 x 55 cm, com pedestal em granito de 85 x 70x60 cm.
Cipicchia dedicou mais de 20 anos à formação de artifíces, foi professor na Escola de Aprendizes, na Escola de Artes Decorativas Aplicadas à Indústria e na Escola de Belas Artes na capital paulista. Realizou exposições individuais em 1933 e 1938, participou do Salão Paulista de Belas Artes entre os anos de 1934 e 1959 - sendo diversas vezes premiado: 1934, 1941, 1944, 1957 e 1959 -; em 1939, expôs no V Salão do Sindicato dos Artistas Plásticos e realizou uma individual no Rio de Janeiro.
Uma de suas obras pertencente ao acervo da Pinacoteca do Estado é "Vencido a Arpão", a obra, em bronze, foi doada para o acervo da Pinacoteca do Estado, pelo Banco Safra, através da Lei de Incentivo a Cultura.
Ricardo Cipicchia faleceu em São Paulo, em 1969.
BATISTA, Marta Rossetti, LIMA, Yone Soares de. Coleção Mário de Andrade: artes plásticas. São Paulo: IEB - USP, 1998.
ESCOBAR, Miriam. Esculturas no Espaço Público em São Paulo. São Paulo: CPA – Consultoria de Projetos e Artes, 1998.
VÁRIOS Autores. Fundição Artística no Brasil. São Paulo: SESI-SP, 2012.
OBRAS DE ARTE EM LOGRADOUROS PÚBLICOS DE SÃO PAULO REGIONAL SÉ. São Paulo: Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura, Departamento do Patrimônio Histórico - Divisão de Preservação, 1987.
A |
B |
C |
D |
E |
F |
|
G |
H |
I |
J |
K |
L |
M |
N |
O |
P |
Q |
R |
S |
T |
U |
V |
W |
X |
Y |
Z |
Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.
Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.
Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.
Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.
Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.
Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.