Moyarte. Mônica Yamagawa.
Mônica Yamagawa
Home: página inicialMoyarte: perfil no FacebookMoyarte: perfil no InstagramMoyarte: perfil no Twitter
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

século XVII: 1671 - 1680

história do centro de são paulo

atualizado em: 13 de janeiro de 2021

 

home > história > século XVII: 1671 - 1680

 

16701671 - 16801681

 

1671

Junho: No ano anterior (1670), a Câmara atendeu à ordem do governador-geral (Alexandre de Sousa Freire) e autorizou o envio de paulistas para auxilar a cidade da Bahia, em constante ameaça dos índio tapuias - esse grupo seguiu, via porto de Santos, em junho de 1671 e permaneceu em território baiano até 1674.

27 de julho: Registro mais antigo em papéis, documentos particulares do uso do gentílico "paulista" [PORTA, 2004, p. 655].

Câmara Municipal: Francisco Corrêa (juiz), Cornélio Rodrigues de Arzão, Francisco Pinto Guedes, Roque Furtado Simões (vereador), Estevão Fernandes Pporto, Paschoal Rodrigues da Costa, Barnabé de Melo Coutinho (procurador).

 


1672

Câmara Municipal: Paschoal Rodrigues da Costa (juiz), João Baptista de Leão (vereador), Francisco Barbosa Rabelo, Domingos da Silva de Santa Maria, Estevão Fernandes Porto (procurador).

 


1673

Câmara Municipal: Francisco Corrêa de Lemos (juiz), Cornélio Rodrigues de Arzão, Paschoal Rodrigues da Costa (vereador), Barnabé de Melo Coutinho, Roque Furtado Simões, Estevão Fernandes Porto (procurador).

 


1674

6 de junho: Como resposta à suspeita de que os "piratininganos" não cumpriam as leis do reino, o secretário do Conselho Ultramarino respondeu ao rei:

" 'Em vários tempos, todas as vezes que foram chamados para os erviço de Sua Alteza, o fizeram com muita prontidão, assim com as pessoas, como o socorro de mantimentos, o que se experimentou no cerco da Bahia e guerras de Pernambuco, em que tiveram diferentes encontros com o inimigo, cortando aqueles sertões e fazendo-lhe grande dano. ' "

[PORTA, Paula (org.). História da Cidade de São Paulo. São Paulo: Paz e Terra, 2004, p. 654.]

 

21 de julho: Fernão Dias dá início à empreitada de exploração do caminho em direção à região das Minas, em busca de ouro, resultando em um processo de despovoamento do povoado, uma vez que muitos moradores saem da cidade em busca de fortuna.

 

Em 1670, a Câmara atendeu à ordem do governador-geral (Alexandre de Sousa Freire) e autorizou o envio de paulistas para auxilar a cidade da Bahia, em constante ameaça dos índio tapuias - esse grupo seguiu, via porto de Santos, em junho de 1671 e permaneceu em território baiano até 1674.

Câmara Municipal: Jorge Rodrigues Velho (juiz), Bartolomeu da Rocha do Canto, Francisco da Silva (vereador), Marcelino de Camargo, Francisco Martins de Bonilha, Dom Francisco de Lemos (procurador).

 


1675

Câmara Municipal: Manuel Cardoso (juiz), Pedro Taques de Almeida,Manuel da Costa Duarte, Gaspar Fernandes Preto (vereador), André Lopes, Gaspar da Cunha, Miguel da Costa, Antonio de Siqueira de Mendonça (procurador).

 


1676

Criada a Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência.

Câmara Municipal: Antonio Ribeiro Bayão (juiz), José de Camargo Ortiz, Inácio Moreira (vereador), Antonio de Sousa Dormundo, Gregório de Castro Pereira, Martim Garcia Lumbria, Fernão de Aguirre (procurador).

 


1677

Câmara Municipal: Fernão de Aguirre (juiz), José de Camargo Ortiz, João de Toledo Castelhanos (vereador), Domingos Leme da Silva, Baltasar Gonçalves Malio, Brás Rodrigues de Arzão (procurador).

 


1678

Câmara Municipal: Lourenço Franco (juiz), Pedro da Rocha Pimentel, Lourenço Castanho Taques, Manuel da Rosa (vereador), Manuel de Góis, Gaspar Cubas Ferreira, Mateus Leão (procurador).

 


1679

Câmara Municipal: João Paes Rodrigues (juiz), Bartolomeu da Rocha do Canto, Pedro Jácome Vieira (vereador), Tristão de Oliveira, Jorge Moreira, Francisco Pinto Guedes (procurador).

 


1680

Emissão do recibo referente ao cumprimento do testamento de Anna de Proença:

" 'Recebi de Francisco de Sousa como testamenteiro da defunta sua mulher Anna de Proença uma toalha de linho para o altar de Nossa Senhora da Luz que deixou na verba do seu testamento e por verdade lhe passei a quitação. Hoje 24 de junho de 1680 annos - o ermitão de Nossa Senhora da Luz, João Almeida' "

[ARROYO, Leonardo. Igrejas de São Paulo: introdução ao estudo dos templos mais característicos de São Paulo nas suas relações com a crônica da cidade. Rio de Janeiro: José Olympio, 1954, p.29.]

Câmara Municipal: Antonio de Godoi Moreira (juiz), João de Toledo Castelhanos, Francisco Corrêa de Lemos (vereador), João Pinheiro Varejão, Diogo Barbosa Rego, Manuel Rodrigues de Arzão (procurador).

 

 

16701671 - 16801681

 

 

referências bibliográficas

ARROYO, Leonardo. Igrejas de São Paulo: introdução ao estudo dos templos mais característicos de São Paulo nas suas relações com a crônica da cidade. Rio de Janeiro: José Olympio, 1954.

CADERNOS DE FOTOGRAFIA BRASILEIRA: SÃO PAULO 450 ANOS. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2006.

PORTA, Paula (org.). História da Cidade de São Paulo. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

 

 

dicionário sobre o centro de são paulo

[clique nas letras para acessar a listagem de verbetes disponíveis]

 

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

 

história do centro de são paulo: cronologia

Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.

[+] leia mais

história do comércio do centro de são paulo

Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.

[+] leia mais

dicionário online sobre o centro de são paulo

Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.

[+] leia mais

história dos logradouros do centro de são paulo

Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.

[+] leia mais

biblioteca online sobre o centro de são paulo

Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.

[+] leia mais

patrimônio cultural do centro de são paulo

Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.

[+] leia mais

home            sobre o moyarte            contato