Moyarte. Mônica Yamagawa.
Mônica Yamagawa
Home: página inicialMoyarte: perfil no FacebookMoyarte: perfil no InstagramMoyarte: perfil no Twitter
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

século XX: 1941 - 1950

história do centro de são paulo

atualizado em: 16 de janeiro de 2021

 

home > história > século XX: 1941 - 1950

 

19401941 - 19501951

 

1941

Monteiro Lobato é preso e condenado à 6 meses de prisão, no presídio Tiradentes (cumpre metade da pena, indultado por Vargas).

George Balanchine surpreende, a platéia do Theatro Municipal, com um espetáculo apresentado dentro de um posto de gasolina e interpretado pelo American Ballet Theatre.

O Programa Repórter Esso vai ao ar, pela 1a. vez, na Rádio Record (São Paulo) e na Rádio Nacional (Rio de Janeiro).

 


1943

Coletiva Anti-eixo exibe obras de Alfredo Bonadei, Angelo Simeone, Clóvis Graciano, Francisco Rebolo, Manoel Martins, Mario Zanini, Paulo Rossi Osir, entre outros.

Fundado o Hospital das Clínicas.

 


1944

É apresentada a peça "Vestido de Noiva", de Nelson Rodrigues, com a direção de Zbigniew Ziembinski (Companhia Os Comediantes).

 


1945

Morre Mário de Andrade.

Com cenografia de Clóvis Graciano, Cacilda Becker encena "A farsa de Inês pereira", de Gil Vicente.

Acontece, no Theatro Municipal, o Congresso dos Escritores contra a censura.

A 1a. Corrida de São Silvestre com a participação de estrangeiros.

 


1946

A Galeria Prestes Maia recebe uma exposição de aquarelas, organizada pelo governo norte-americano, com obras assinadas por George Grosz e Lyonel Feininger.

 


1947

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) é inaugurado por Assis Chateaubriand (Proprietário dos Diários e Emissoras Associados) e por Pietro Maria Bardi (jornalista italiano recém-chegado ao Brasil, em 1947). Em sua inauguração, o museu é instalado em um edifício na Rua 7 de Abril, local onde funcionava as empresas de Chateubriand. Na época, quatro andares fotam reformados pela arquiteta Lina Bo Bardi, para receber a instituição. A exposição de inauguração constava com pinturas do Grupo Dos 19: Aldemir Martins, Marcelo Grassman, sacilotto, Flávio Shiró, Guersoni, Lothar Charoux, Mário Gruber, Cláudio Abramo.

O então prefeito, Cristiano das Neves funda a Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC) e um Comício no Vale do Anhangaba[u se opõe à cassação do registro do Partido Comunista.

A Guarda Municipal Permanente (criada em 1831), em 1837 passa a ser Corpo Policial Permanente e em 1947, torna-se Força Pública.

 


1948

Da parceria entre Franco Zampari e Ciccilo Matarazzo, surgem o TBC - Teatro Brasileiro de Comédia e a Companhia Cinematográfica Vera Cruz.

No mesmo ano Ciccilo Matarazzo funda o MAM - Museu de Arte Moderna e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - (FAU/USP) inicia suas aulas em um casarão na Vila Penteado.

 


1949

Ciccillo Matarazzo compra em Nápoles, Itália, um presépio do século XVIII e doa ao município de São Paulo.

O Ballet de Champs-Elysées se apresenta nos palcos do Theatro Municipal, com cenários e figurinos assinados por Christian Dior, Pablo Picasso e Jean Cocteau.

 


1950

A sua primeira exposição do presépio italiano de Ciccillo Matarazzo é montada no dia de São Francisco de Assis (4 de outubro).

É inaugurada a TV Tupi, 1a. emissora de televisão da América Latina. Em sua estréia é apresentado um show de variedades chamado "Tv na Taba", com Lolita Rodrigues, Hebe Camargo, Ivon Cury, Walter Forster, Lia de Aguiar e Yara Lins; o 1o. telejornal, o "Imagens do Dia" e o humorístico "Rancho Alegre", com Mazzaropi.

A prefeitura está a cargo de Lineu Prestes.

 

 

1940 1941 - 19501951

 

 

referências bibliográficas

CADERNOS DE FOTOGRAFIA BRASILEIRA: SÃO PAULO 450 ANOS. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2006.

PORTA, Paula (org.). História da Cidade de São Paulo. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

 

 

dicionário sobre o centro de são paulo

[clique nas letras para acessar a listagem de verbetes disponíveis]

 

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

 

história do centro de são paulo: cronologia

Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.

[+] leia mais

história do comércio do centro de são paulo

Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.

[+] leia mais

dicionário online sobre o centro de são paulo

Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.

[+] leia mais

história dos logradouros do centro de são paulo

Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.

[+] leia mais

biblioteca online sobre o centro de são paulo

Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.

[+] leia mais

patrimônio cultural do centro de são paulo

Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.

[+] leia mais

home            sobre o moyarte            contato