Moyarte: home
HOME: ir para página inicial  Moyarte no INSTAGRAM  Moyarte no TWITTER  Moyarte no FACEBOOK
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

HOME > LOGRADOUROS > RUA DO PRÍNCIPE

RUA DO PRÍNCIPE

logradouros do centro de são paulo

atualizado em: 11 de julho de 2019

 

Segundo Tito Lívio Ferreira, a atual Rua Quintino Bocaiúva foi conhecida por outros nomes no passado: "Rua do Canto da Misericórdia para o Campo da Fôrca", "Rua da Cruz Preta", "Rua do Príncipe" [In: FREITAS, Sônia Maria de. Presença Portuguesa em São Paulo. São Paulo: Imesp / Memorial do Imigrante, 2006, p.16].

 

1854

Reclamação sobre a limpeza da rua, publicada no Correio Paulistano:

"Os moradores do predio que da rua das Sete Casas faz esquina para a do Principe, entenderam fazer da frente de sua moradia um monturo ; já em outra occasião se fez isto saber, porém qual, a nada os brutos se movem. Os fiscaes passam por ahi muitas vezes, porém nada vêem, nada sentem, ou nada querem ver nem sentir."

[Correio Paulistano, n.6, 3 Jul. 1854]

 


1856

Rua do Príncipe: João Evagenlista de Araujo Macedo: nessa rua morava amanuense da secretaria da tesouraria da Fazenda Provincial.

Segundo um anúncio do Correio Paulistano, de 2 de janeiro: "Vende-se os trens de uma venda, e aluga-se a venda e um bom quarto atraz della. Quem quizer dirija-se a rua do Príncipe (Cruz Preta) esquina da rua da Freira n.18"

 


1862

Rua do Príncipe, n. 22: Estúdio de fotografia de Carneiro & Gaspar - José Feliciano Alves Carneiro & Gaspar Antonio da Silva Guimarães (onde trabalhou Militão Augusto de Azevedo). [KOSSOY, Boris. Dicionário Histórico-Fotográfico Brasileiro: fotógrafos e ofícios da fotografia no Brasil (1833-1910). São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2002, p.66].

 


1872

Rua do Príncipe, n.23: endereço de Ernesto Pinheiro Prado, Amanuense da Sexretaria Militar da Província e Tenente da Guarda Nacional - [Almanak da Província de São Paulo Para 1873]

 

 

[+] saiba mais sobre outros logradouros

 

 




home      moyarte      não-diário      contato