Moyarte. Mônica Yamagawa.
Mônica Yamagawa
Home: página inicialMoyarte: perfil no FacebookMoyarte: perfil no InstagramMoyarte: perfil no Twitter
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

Confeitaria do Leão

rua do commercio, 9 esquina com rua da quitanda (1862 - 1865)

história do comércio do centro de são paulo

atualizado em: 9 de janeiro de 2022

 

home > história do comércio > Confeitaria do Leão

De acordo com Corrêa do Lago (2001), a Confeitaria do Leão contava com uma

"decoração extremamente sofisticada para a São Paulo da época, constituía-se em um ponto de encontro importante, na confluência da Rua da Quitanda e da Rua do Comércio."

[LAGO, Pedro Corrêa do. Militão Augusto de Azevedo: São Paulo nos anos 1860. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria / Editora Capivara, 2001, p.68.]

 


Fotografia de Militão Augusto de Azevedo, 1862 - 1863.
[LAGO, Pedro Corrêa do. Militão Augusto de Azevedo: São Paulo nos anos 1860. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria / Editora Capivara, 2001, p.70.]

 

Na parte superior da fachada, dois ornamentos em formatos de "leões", uma no canto da porta voltada para Rua da Quitanda outro no canto da Rua do Commercio.


Detalhe da fotografia de Militão Augusto de Azevedo: ornamento em forma de leão no topo da fachada.
[LAGO, Pedro Corrêa do. Militão Augusto de Azevedo: São Paulo nos anos 1860. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria / Editora Capivara, 2001, p.70.]

 


Detalhe da fotografia de Militão Augusto de Azevedo: o nome do estabelecimento na fachada.
[LAGO, Pedro Corrêa do. Militão Augusto de Azevedo: São Paulo nos anos 1860. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria / Editora Capivara, 2001, p.70.]

 


Detalhe da fotografia de Militão Augusto de Azevedo: a vitrine de produtos entre as portas.
[LAGO, Pedro Corrêa do. Militão Augusto de Azevedo: São Paulo nos anos 1860. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria / Editora Capivara, 2001, p.70.]

 

Segundo Campos (2007), a edificação da Confeitaria do Leão, na época da fotografia de MIlitão Augusto de Azevedo (1862 - 1863) era a única esquina com o canto arredondado.

"Se no caso do canto cortado, cujo primeiro exemplo datável remonta a 1824, é impossível descobrir se havia por trás dessa idéia a presença de algum engenheiro, no caso do canto arredondado, ao contrário, sabemos com segurança quem foi o introdutor desse novo modelo de esquinas: o engenheiro prático e vereador José Porfírio de Lima, que, em 1859 teve uma indicação aprovada nesse sentido.

A Confeitaria e Padaria do Leão obedeceu, portanto, a essa postura ou, então, trouxe para a Paulicéia uma moda arquitetônica que estava em vigor no Rio de Janeiro. O edifício, completamente reformado, reabriu suas portas em 27 de setembro de 1862. E sua imagem deve ter sido registrada por Mi li tão por ocasião dessa reinauguração. Notemos que, na foto, a rua que se vê à direita ainda não estava em obras para a execução do novo calçamento.

(...)

Vemos, assim, que a rua da Quitanda esteve em obras desde outubro de 1862, mais ou menos, até fins de março de 1863, o que reforça a hipótese de ter sido fotografada entre 27 de setembro de 1862 e os primeiros dias de outubro desse ano, pouco antes de terem sido iniciados os trabalhos de recuperação viária. 

(...)

O fotógrafo carioca deve ter ficado muito impressionado com a nota dissonante que a sede da confeitaria produzia na paisagem provinciana da cidade, tanto pelo ineditismo da atividade comercial que se desenvolvia no prédio, quanto por sua aparência externa. Fixou-a em duas imagens, em que se observa a decoração neoclássica pretensiosa do predinho, a qual não disfarçava o fato de ele ser originalmente uma singela e antiquada construção térrea. O cunhal arredondado, os vários painéis de faiscado multicolorido, as portas transformadas em vitrinas e a platibanda pontuada de crateras e leões deitados, de faiança portuguesa - elementos decorativos, cuja presença justificava por certo o nome dado ao estabelecimento comercial -; tudo isso fora visto certamente na Corte e estava sendo meticulosamente reproduzido aqui, para o gáudio novidadeiro dos paulistanos."

[CAMPOS, Eudes. A cidade de São Paulo e a era dos melhoramentos materiaes: Obras públicas e arquitetura vistas por meio de fotografias de autoria de Militão Augusto de Azevedo, datadas do período 1862-1863. Estudos de Cultura Material. Anais do Museu Paulista, n.15, Volume I, Jun. 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/anaismp/a/KrDTV6HCBwksmNbSZPvgZqp/?lang=pt#>. Acesso em: 9 Jan. 2022.]

 

Anúncio ilustrado da Confeitaria do Leão.
[BARBUY, Heloisa, FERNANDES JÚNIOR, Rubens, FREHSE, Fraya, SIQUEIRA, Henrique. Militão Augusto de Azevedo. São Paulo: Cosa Naify, 2012, p.43.]

 

Em 1865, o estabelecimento continuava na mesma esquina:


[DIÁRIO DE S.PAULO, n.7, 8 Ago. 1865.]

 

Publique seu livro.

 

[+] [Outros Estabelecimentos - História do Comércio do Centro de São Paulo]

 

Como citar essa página em seu artigo acadêmico

YAMAGAWA, Mônica. Confeitaria do Leão - História do Comércio do Centro de São Paulo. Moyarte. Disponível em: <http://www.moyarte.com.br/centro-de-sao-paulo/historia-do-comercio /indice-historia-comercio.html>. Acesso em: 9 Jan. 2022.
[Em "Acesso em", indicar a data de consulta, data de acesso ao site].

 

 

referência bibliográficas

BARBUY, Heloisa, FERNANDES JÚNIOR, Rubens, FREHSE, Fraya, SIQUEIRA, Henrique. Militão Augusto de Azevedo. São Paulo: Cosa Naify, 2012.

CAMPOS, Eudes. A cidade de São Paulo e a era dos melhoramentos materiaes: Obras públicas e arquitetura vistas por meio de fotografias de autoria de Militão Augusto de Azevedo, datadas do período 1862-1863. Estudos de Cultura Material. Anais do Museu Paulista, n.15, Volume I, Jun. 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/anaismp/a/KrDTV6HCBwksmNbSZPvgZqp/?lang=pt#>. Acesso em: 9 Jan. 2022.

DIÁRIO DE S.PAULO, n.7, 8 Ago. 1865.

LAGO, Pedro Corrêa do. Militão Augusto de Azevedo: São Paulo nos anos 1860. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria / Editora Capivara, 2001.

 

 

dicionário sobre o centro de são paulo

[clique nas letras para acessar a listagem de verbetes disponíveis]

 

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

 

 

 

história do centro de são paulo: cronologia

Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.

[+] leia mais

história do comércio do centro de são paulo

Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.

[+] leia mais

dicionário online sobre o centro de são paulo

Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.

[+] leia mais

história dos logradouros do centro de são paulo

Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.

[+] leia mais

biblioteca online sobre o centro de são paulo

Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.

[+] leia mais

patrimônio cultural do centro de são paulo

Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.

[+] leia mais

home            sobre o moyarte            contato