Moyarte. Mônica Yamagawa.
Mônica Yamagawa
Home: página inicialMoyarte: perfil no FacebookMoyarte: perfil no InstagramMoyarte: perfil no Twitter
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

Giuseppe Verdi

escultura de Amadeo Zani

vale do anhangabaú

dicionário do centro de são paulo

atualizado em: 11 de junho de 2022
home > dicionário > Escultura Giuseppe Verdi, de Amadeo Zani

Escultura "Giuseppe Verdi" de Amadeo Zani.
FOTOGRAFIA: João Vitor Russo
FONTE: Wikipedia

 


Maquete da escultura Giuseppe Verdi, Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo
FOTOGRAFIA: Mônica Yamagawa

 

A escultura "Giuseppe Verdi", de Amadeo Zani foi criada em 1916 e implantada na cidade em outubro de 1921 - de acordo com Porto (1996), inicialmente foi implantada na antiga Praça do Correio e posteriormente transferida para a "lateral" do Anhangabaú. Ela foi encomendada e doada para São Paulo por integrantes da colônia italiana. 

"O Comitato pró Monumento a Verdi, formado pela colônia italiana em São Paulo, reuniu vários projetos para a execução de um monumento ao compositor italiano e os encaminhou ao prefeito Washington Luís, em 1915. A Prefeitura nomeou um júri para deliberar sobre o mérito artístico dos projetos e, no mesmo ano, autorizou a implantação do monumento de autoria de Amadeu Zani, classificado em primeiro lugar, no local do antigo Mercado São João, em logradouro que recebeu a denominação de praça Verdi.

O monumento a Verdi foi inaugurado em outubro de 1921. A revista A Cigarra publicou fotos mostrando aspectos da festa: a multidão que compareceu ao evento e autoridades como o Prefeito Firmiano Pinto, representantes do Estado e da Comissão Executiva."

[INVENTÁRIO DE OBRAS EM LOGRADOUROS PÚBLICOS DA CIDADE DE SÃO PAULO: GIUSEPPE VERDI.  Seção Técnica de Levantamentos e Pesquisa Divisão de Preservação - DPH. Disponível em: <http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/patrimonio_historico/adote_obra/ index.php?p=4537>. Acesso em: 6 Jan. 2019.]

 

Atualmente, a escultura encontra-se no Vale do Anhangabaú, próximo as escadarias da Rua Líbero Badaró, onde, no passado existiam os Palacetes Prates, em frete ao Edifício Sampaio Moreira. Anteriormente, a escultura estava na Praça dos Correios.

A peça em bronze tem cerca de 5,23 x 3,08 x 2,94m e pedestal de granito, de 1,50 x 2,20 x 2,12m. Com a imagem de um compositor trabalhando em sua obra, tendo uma figura mítica representando a musa da música inspirando sua criação artística - uma imagem similar é encontrada no Monumento à Carlos Gomes, na Praça Ramos de Azevedo.

A maquete da escultura pertence ao acervo da Pinacoteca do Estado e foi doada è instituição pela Fundação Zani. E há um vídeo no YouTube, publicado no perfil de Amanda Pereira, com ótimas imagens da escultura: Monumento a Giuseppe Verdi (Amadeo Zani - 1921).

 

outras esculturas de amadeo zani em são paulo

Amadeo Zani (ou Amadeu Zani) tinha 18 anos quando chegou ao Brasil. Imigrou com sua família, fixando residência em São Paulo. Na capital paulista trabalhou no escritório do arquiteto Tomazzo Gaudenzio Bezzi - responsável pela construção do Museu do Ipiranga. Cerca de três anos depois foi para o Rio de Janeiro, com o objetivo de conhecer o escultor Rodolpho Bernardelli - queria desenvolver seu talento artístico e ampliar seus conhecimentos sobre as técnicas escultóricas, porém, não encontrava oportunidades em São Paulo para realizar seus desejos:

"Tendo juntado 130 mil réis, embarquei para o Rio de Janeiro de segudna classe (pois não existia a terceira) e lá chegando comecei a procurar, perguntando por quem teria o contato com o Sr. Bernardelli. Depois de alguns dias descobri que morava na Rua da Relação e para lá fui sozinho, com o coração que parecia querer me escapar do peito. Bati-lhe à porta. Atendeu-me um velhinho que, percebendo que nem falara eu conseguia, amenizou minha situação constrangedora me animando com um sorriso e me conduzindo em seguida ao Sr. Bernardelli, que acenou para que eu entrasse. Ele estava trabalhando no baixo relevo do Monumento ao General Osório e logo perguntou do que se tratava. Perguntou alguma coisa dirigindo-se a mim, mas vendo que eu não compreendia, voltou-se para a obra sem mais palavras. Me olhava com curiosidade esperando que eu dissesse o que queria. Quando comecei a falar lhe perguntei se não haveria trabalho para mim em seu ateliê. Talvez minha timidez infantil, aliada à figura de jovem robusto e a qualidade de imigrante italiano, me valeram a simpatia do Sr. Bernardelli. Talvez também devesse ele ter compreendido que a minha paixão pela escultura era grande. Me aceitou e passei ali 3 anos, sendo bem tratado e considerado como uma pessoa da família, comendo à mesa com todos da casa."

[ZANI, Amadeo. Autobiografia. São Paulo, Mar. 1927. Apud: VÁRIOS Autores. Fundição Artística no Brasil. São Paulo: SESI-SP, 2012, p. 140.]

 

Após o "estágio" com Bernardelli, Zani retornou para São Paulo (1893) trabalhando em várias encomendas para obter recursos para seus futuros estudos no continente europeu onde permaneceu por cerca de dois anos. Casou-se em 1898 e instalou seu ateliê no Liceu Coração de Jesus (Campos Elíseos). Além das encomendas, passou a lecionar no Liceu de Artes e Ofícios, mas, os proventos eram baixos e na época, passou por grandes dificuldades financeiras para manter sua família.

Em 1909, inscreveu-se para o concurso para a criação de um monumento em homenagem à fundação de São Paulo, sendo nomeado vencedor dois anos depois - Glória Imortal aos Fundados de São Paulo -. Em 1913, retornou para Itália, "onde permaneceria um ano até concluir o monumento, pelo qual diria depois nunca ter sido pago" [FUNDIÇÃO ARTÍSTICA NO BRASIL, 2012, p.144]. Em 1915 retornou à Europa, com três encomendas para execução: Monumento à Verdi (Giuseppe Verdi acima mencionada), Capela Fúnebre do Conde Alessandro Siciliano e Monumento à Alfredo Maia.

Outras esculturas criadas por Zani e localizadas em São Paulo:

ADOLFO AUGUSTO PINTO: herma em bronze e concreto, implantada em 1970, localizada na Praça Ester Mesquita.

ALFREDO MAIA: grupo escultórico em bronze e granito, implantado nos anos 1960, localizado na Praça Júlio Prestes (localizações anteriores: 1922 - Largo General Osório (1922).

ÁLVARES DE AZEVEDO: busto em bronze e granito, implantado em 2006 no Largo de São Francisco (localizações anteriores: 1907 - Praça da República; anos 1950 - depósito PMSP; começo dos anos 1980 - Praça Fagundes Varela; 1985 - Praça da República)

CAETANO DE CAMPOS: herma em bronze e granito, implantada em 1930, localizada na Praça da República.

CESÁRIO MOTA: busto em bronze e granito, implantada em 1930 na Praça da República.

GLÓRIA IMORTAL AOS FUNDADORES DE SÃO PAULO: monumento em bronze e granito, implantando em 1925, no Pátio do Colégio.

 

[+] história do comércio do centro de são paulo

[+] dicionário online sobre o centro de são paulo

 

Publique seu livro.

 

como citar essa página em seu artigo acadêmico

YAMAGAWA, Mônica. Escultura Giuseppe Verdi, de Amadeo Zani - Dicionário do Centro de São Paulo. Moyarte. Disponível em: <http://www.moyarte.com.br/centro-de-sao- paulo/dicionario-do-centro-de-sao-paulo/ indice-dicionario.html>. Acesso em: 25 Jan. 2022. [Em "Acesso em", indicar a data de consulta, data de acesso ao site].

 

 

referência bibliográficas

ESCOBAR, Miriam. Esculturas no Espaço Público em São Paulo. São Paulo: CPA – Consultoria de Projetos e Artes, 1998.

INVENTÁRIO DE OBRAS EM LOGRADOUROS PÚBLICOS DA CIDADE DE SÃO PAULO: GIUSEPPE VERDI.  Seção Técnica de Levantamentos e Pesquisa Divisão de Preservação - DPH. Disponível em: <http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/ patrimonio_historico/adote_obra/ index.php?p=4537>. Acesso em: 6 Jan. 2019.

OBRAS DE ARTE EM LOGRADOUROS PÚBLICOS DE SÃO PAULO REGIONAL SÉ. São Paulo: Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura, Departamento do Patrimônio Histórico - Divisão de Preservação, 1987.

PORTO, Antônio Rodrigues. História da cidade de São Paulo através de suas ruas. 2ª. Edição. São Paulo: Carthago, 1996.

FUNDIÇÃO ARTÍSTICA NO BRASIL. São Paulo: SESI-SP, 2012.

 

 

dicionário sobre o centro de são paulo

[clique nas letras para acessar a listagem de verbetes disponíveis]

 

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

 

 

 

história do centro de são paulo: cronologia

Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.

[+] leia mais

história do comércio do centro de são paulo

Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.

[+] leia mais

dicionário online sobre o centro de são paulo

Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.

[+] leia mais

história dos logradouros do centro de são paulo

Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.

[+] leia mais

biblioteca online sobre o centro de são paulo

Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.

[+] leia mais

patrimônio cultural do centro de são paulo

Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.

[+] leia mais

home            sobre o moyarte            contato