1760 - 1850: 1a. Etapa da Revolução Industrial.
(...)
As mudanças sociais ocorridas no século XVIII na inglaterra receberam o nome de Revolução Industrial, caracterizada pela evolução tecnológica e por uma verdadeira revolução social.
1. A Revolução Industrial, na Inglaterra, determinou a passagem da sociedade rural para a sociedade industrial, a mudança do trabalho artesanal para o trabalho assalariado e a utilização da energia a vapor em lugar da energia humana.
No processo da Revolução Industrial podemos destacar três períodos: o da sua implantação na Inglaterra, sua difusão pela Europa, América e Ásia, e o que vem até nossos dias, com a industrialização dos países em desenvolvimento.
[ARRUDA, José Jobson de. História moderna e contemporânea. São Paulo: Ática, 1976, p.126.]
21 de maio: Primeira eleição em São paulo para escolha dos deputados para as Cortes Portuguesas.
23 de junho: Câmara Municipal convoca para a formação de um governo provisório e se compromete a obedecer a Constituição que será elaborada pelas Cortes de Lisboa.
23 de maio: O governo provisório do ano anterior é deposto. O episódio é conhecido como Bernarda de Franciso Inácio de Sousa Queiroz.
25 de junho: Deposto o governo estabelecido pelo movimento de Francisco Inácio.
24 de agosto: Dom Pedro, príncipe regente, chega à São Paulo (pernoite em Penha de França) e determina que os vereadores envolvidos na Bernarda de Francisco Inácio, fossem recebê-lo como forma de lealdade a seu governo.
25 de agosto: Entrada solene de Dom Pedro na cidade.
26 de agosto: Dom Pedro concede "beija-mão" e audiência na Câmara Municipal.
5 de setembro: Dom Pedro parte com destino a Santos.
7 de setembro: Proclamação da independência. Dom Pedro retorna a São Paulo (não vai para Santos) e a proclamação da independência é celebrada no Teatro da Ópera, então situado no Pátio do Colégio.
23 de setembro: Dom Pedro determina o fim da devassa na Província de São Paulo.
20 de setembro: Publicado "O Paulista", primeiro jornal manuscrito da cidade, por Antonio Mariano de Azevedo Marques (Mestrinho).
1 de abril: Posse do 1o. Presidente da Província de São Paulo: Lucas Antonio Monteiro de Barros (futuramente Visconde de Congonhas do Campo)
2 de julho: Na Chácara dos Ingleses, são inaugurados o Hospital da Caridade e a Casa dos Expostos.
Inauguração do Seminário das Educandas de Nossa Senhora da Glória, com o objetvo de atender meninas carentes.
Criada a Roda de Expostos na Santa Casa de Misericórdia.
19 de abril: Nomeados os quatro primeiros senadores por São Paulo: Francisco de Assis Mascarenhas (Conde de São João da Palma), José Feliciano Fernandes Pinheiro, Dom José da Silva Coutinho (Bispo do Rio) e Luca Antonio Monteiro de Barros (Visconde de Congonhas do Campo)
10 de abril:
30 de junho: sobre assinatura do O Farol Paulistano
11 de agosto: É aprovada a lei para a criação dos cursos jurídicos no país.
25 de junho: Nomeação do 6o. Bispo de São Paulo: Dom Manuel Joaquim Gonçalves de Andrade. Faz sua entrada solene na cidade em 23 de dezembro.
7 de novembro:
"Quem quizer comprar uma escrava de nação congo, de edade de 20 annos pouco mais ou menos falle com o Capitão Francisco Nunes Ramalho, rua do Piques, no. 66"
[O FAROL PAULISTANO, n.61, 7 Nov. 1827.]
13 de dezembro: Chegada no Porto de Santos, da galera maria, com 226 imigrantes alemães, iniciando a história da imigração alemão para São Paulo.
2 de janeiro:
"Domingos Antonio Gomes faz leilão hoje as 4 horas da tarde em sua casa n. 8 na rua da quitanda, de um bom surtimento de fazendas, ferrages, e alguns generos para armazem de molhados, tudo por conta de quem pertencer."
[O Farol Paulistano, 2 de janeiro de 1828, número 76.]
12 de janeiro:
"Domingos Antonio Gomes faz leilão hoje as 4 horas da tarde na rua do Rozario casa n. 19 de um sortimento de fazendas sècas, e alguns generos para armazem de molhados, e recebe em pagamento do que arrematar (de cem mil reis para cima). Lettra com prazo de seis mezes da dacta da arrematação, e quem pagar a vista terá o abatimento que constar nas condições que apresentará na dicta casa antes do Leilão."
[O Farol Paulistano: 12 de janeiro de 1828, Nùmero 79.]
13 de fevereiro: Com base em notícia publicada no O Farol Paulistano (número 89, 16 de fevereiro de 1828), chegou à capital o Lente do 1o. ano do Curso Jurídico, o Sr. José Maria Brotero.
21 de feveiro: Segundo anúncio no O Farol Paulistano (número 89, de 16 de fevereiro de 1828), estava marcado um leilão de molduras, pinturas e fazendas francesas, no endereço da Rua do Rozário, 24 (segundo outro anúncio, de janeiro de 1828, este endereço era de Legoussat Sabatier).
1 de março: Começa a funcionar a Academia de Direito, então instalada do convento no Largo de São Francisco.
19 de março: Em uma nota publicada no O Farol Paulistano, de 19 de março de 1828 (número 97), são descritas os problemas de alguns logradouros da cidade, incluindo a Rua da Boa Vista:
"(...) As ruas de S.José, da Boa-vista &c. &c. &c. estão em completo abandono, e nada de novo, nem signal de estarem acordadas as autoridades a quem isto incumbe."
[O Farol Paulistano: número 97, de 19 de março de 1828.]
22 de março: Foram nomeados juizes de paz e suplentes:
12 de abril: sobre entrega de correspondências para O FAROL PAULISTANO
17 de Novembro: Sobre a conservação de ruas e chafarizes, discutida na Sessão Ordinária, de 17 de novembro de 1829:
10 de dezembro: D. Antonia Maria de Oliveira perdeu nas ruas, um rosário de "granadas finas, com padre nossos de contas grossas de oiro" [O FAROL PAULISTANO, n.286, 22 Dez. 1829]
13 de janeiro: Uma das resoluções da Câmara Municipal, da Sessão de 13 de janeiro de 1830, sobre os canos das Ruas da Quitanda, Rosário e das Casinhas:
26 de janeiro: D. Elisiaria Cecilia Spinola anuncia que abrirá um Collegio de Educação Para Meninas. [O Farol Paulistano, n.300, 26 Jan. 1830].
28 de janeiro: Propriedade à venda na "Cidade Nova", Rua São João, 19 [O Farol Paulistano, n.301, 28 Jan. 1830].
6 de abril: sobre s Biblioteca Pública
13 de abril: falta de mão de obra para a impressão do O Farol Paulistano
15 de abril: problemas com vagas de leitos na Santa Casa de Misericórdia
17 de abril: anúncio da loteria que será realizada em 4 de maio de 1830.
24 de abril:
29 de abril:
4 de julho: criação da Sociedade Filantrópica associada com a Bucha.
20 de novembro: Giovanni Batista Líbero Badaró, jornalista italiano, é assassinado na porta de sua casa, na Rua de São José (atual Líbero Badaró). Ele era o diretor do jornal O Observatório Constitucional e foi sepultado no Cemitério da Consolação.
CADERNOS DE FOTOGRAFIA BRASILEIRA: SÃO PAULO 450 ANOS. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2006.
PORTA, Paula (org.). História da Cidade de São Paulo. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
A |
B |
C |
D |
E |
F |
|
G |
H |
I |
J |
K |
L |
M |
N |
O |
P |
Q |
R |
S |
T |
U |
V |
W |
X |
Y |
Z |
Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.
Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.
Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.
Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.
Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.
Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.