Mônica Yamagawa
HOME: ir para página inicial  Moyarte no INSTAGRAM  Moyarte no TWITTERMoyarte no FACEBOOK
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

século XIX: 1861 - 1870

história do centro de são paulo

atualizado em: 8 janeiro 2020

 

home > história do centro de são paulo > século XIX: 1861 - 1870

 

1860século XIX: 1861 - 18701871

 

1862

  • Militão Augusto de Azevedo faz os primeiros registros fotográficos da cidade e que serão os mais antigos até o momento conhecidos. Vinte cinco anos depois, em 1887, ele elabora novas imagens, dos mesmos locais registrados em 1862, publicando e colocando à venda o "Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo 1862 - 1887".

 


1864

  • Com o início da Guerra do Paraguai, os estudantes, em sua maioria, pertencentes as classes mais ricas, em um "surto de patriotismo" chegam a fazer exercícios de tiros no Largo dos Curros (futura Praça da República). Por outro lado, entre os mais pobres o sentimento é de medo, em especial, por causa dos métodos nada ortodoxos e frequentemente cruéis de recrutamento.

 


1865

4 de agosto: Saída de São Paulo da "Diligencia Progresso Paulista".

9 de agosto:

Missa de sétimo dia de Anna Candida Alvim Ferreira França, filha de Joaquim Antonio Alves Alvim.

Saída de São Paulo da "Diligencia Progresso Paulista".

14 de agosto: Saída de São Paulo da "Diligencia Progresso Paulista".

19 de agosto: Saída de São Paulo da "Diligencia Progresso Paulista".

24 de agosto: Saída de São Paulo da "Diligencia Progresso Paulista".

 


1866

30 de setembro: lançamento do semanário humorístico Cabrião.

 


1867

  • A São Paulo Railway é inaugurada - popularmente chamada de "A Inglesa" e posteriormente, de Estrada de Ferro Santos-Jundiaí -. Sua instalação na cidade consolida a posição estratégica de São Paulo, como intermediária entre as regiões produtoras de café e a saída para o exterior do produto, via Porto de Santos.
  • Para comemorar a vitória brasileira na batalha da Passagem do Humaitá, o frei francês, Germano d'Annecy, professor de matemática no Seminário Episcopal da Luz, ilumina a fachada da Câmara Municipal. É a primeira vez que cidade tem contato com eletricidade, como fonte de energia-iluminação.
  • Comendador Felício Pinto de Mendonça Castro, filho da Marquesa de Santos, herdou o edifício conhecido como Solar da Marquesa.

 

29 de setembro: última publicação do semanário humorístico Cabrião.

 


1870

  • Na década de 1870, o poeta Luiz da Gama, faz repercutir na imprensa a campanha abolicionista, assim como, através dos tribunais, obtém inúmeras manumissões (liberdade concedida ao escravo pelo seu senhor).
  • Antônio Bento de Sousa e Castro, formado pela Academia de Direito (1864-1868), lidera um movimento para ajudar a fuga de escravos e a implantação de quilombos, conhecida como Confraria de Nossa Senhora dos Remédios, nome derivado de sua sede, a Igreja de mesmo nome, localizada no Largo de São Gonçalo.
  • José Heib abriu uma fábrica de cerveja junto a Ponte da Condessa de São Joaqui, na Rua da Liberdade.

 

 

1860século XIX: 1861 - 18701871

história do centro de são paulo: cronologia

Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.

[+] leia mais

história do comércio do centro de são paulo

Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.

[+] leia mais

dicionário online sobre o centro de são paulo

Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.

[+] leia mais

história dos logradouros do centro de são paulo

Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.

[+] leia mais

biblioteca online sobre o centro de são paulo

Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.

[+] leia mais

patrimônio cultural do centro de são paulo

Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.

[+] leia mais

home      sobre o moyarte      contato