Moyarte. Mônica Yamagawa.
Mônica Yamagawa
Home: página inicialMoyarte: perfil no FacebookMoyarte: perfil no InstagramMoyarte: perfil no Twitter
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

século XIX: 1841 - 1850

história do centro de são paulo

atualizado em: 18 de agosto de 2022

 

home > história > século XIX: 1841 - 1850

1760 - 1850: 1a. Etapa da Revolução Industrial.

(...)

As mudanças sociais ocorridas no século XVIII na inglaterra receberam o nome de Revolução Industrial, caracterizada pela evolução tecnológica e por uma verdadeira revolução social.

1. A Revolução Industrial, na Inglaterra, determinou a passagem da sociedade rural para a sociedade industrial, a mudança do trabalho artesanal para o trabalho assalariado e a utilização da energia a vapor em lugar da energia humana.

No processo da Revolução Industrial podemos destacar três períodos: o da sua implantação na Inglaterra, sua difusão pela Europa, América e Ásia, e o que vem até nossos dias, com a industrialização dos países em desenvolvimento.

[ARRUDA, José Jobson de. História moderna e contemporânea. São Paulo: Ática, 1976, p.126.]

 

18401841 - 18501851

 

1841

Dr. Emilio Vautier, médico cirurgião-dentista atendia na Rua do Rozário, 15.

 


1846

26 de Fevereiro:


[ALMANAK - ADMINISTRATIVO, MERCANTIL E INDUSTRIAL DA PROVÍNCIA DE S.PAULO PARA O ANNO DE 1857.
São Paulo: Marques & Irmão - Typographia Imparcial de J. R. de Azevedo Marques, 1856. - Edição fac-similar. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado / Arquivo do Estado, 1983.]

 

Maio: Faleceu Antonio Maria Quartim.

 


1848

Álvares de Azevedo matricula-se na Academia de Direito. Em uma carta para sua mãe, relata sobre a febre, entre seus colegas de Academia, de tirar retratos. Tal informação é um dos registros mais antigos da existência de um fotógrafo na cidade.

 


1849

O Gabinete Tipográfico, criado em 1835 é extinto em 1849.

 


1850

1850 - 1900: 2a. Etapa da Revolução Industrial.

[ARRUDA, José Jobson de. História moderna e contemporânea. São Paulo: Ática, 1976, p.126.]

1 de janeiro:


[ALMANAK - ADMINISTRATIVO, MERCANTIL E INDUSTRIAL DA PROVÍNCIA DE S.PAULO PARA O ANNO DE 1857. São Paulo: Marques & Irmão - Typographia Imparcial de J. R. de Azevedo Marques, 1856. - Edição fac-similar. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado / Arquivo do Estado, 1983.]

 

28 de outubro:

Publicado no periódico Revista Commercial (de Santos), no dia 28 de outubro de 1850, número 7, anno II, Página 2:

    "Suplemento.
    Annuncios.
    Sahio a Luz e acha-se a venda em São Paulo, na loja do Sr. Manoel Caetano de Abreu Junior, rua do Rosário n.4, uma obra intitulada Instrucções para os Juizes Municipaes segunda de Elementos do Processo Civil. Esta obra é de summo interesse não só para aquelles que começão no foro e na magistratura a sua carreira literária, como para as pessoas que são obrigadas a servir o cargo de Juiz Municipal sem terem noções de Direito, pois além do referido ella contem muitos despachos sobre todas as causas e seus incidentes - Preço de cada volume 4$000rs."

1 de novembro:

Publicado no periódico Revista Commercial (de Santos), no dia 1 de novembro de 1850, número 8, anno II, Página 4, informação sobre o roubo de valores destinados ao Padre Antonio da Silva Pereira:

    "Annuncios.
    Pelo Correio de Iguape ao de São Paulo foi dirigida uma carta segura, na mala de 29 de setembro p.p. ao Padre Antonio da Silva Pereira com duas notas de cincoenta mil reis, uma da 1a. serie, nr. 10,783, e a outra da 2a serie, nr. 26,297, ambas com o nome do mesmo Padre escripto no verso. Esta carta so lhe foi entregue em São Paulo em 18 do mez de outubro sem o dinheiro, que foi roubado de dentro. Roga-se portanto a quem foi apresentada alguma das notas, de dirigir-se a autoridade do paiz, afim de se tornarem as providencias necessarias, ficando no entanto o publico sciente de tão escandaloso facto, que esta provado, por quanto tomarão-se testemunhas tanto no lançar a carta e dinheiro na agencia de Iguape, como no abri-la em São Paulo, perante empregados de ambas."

 

 

18401841 - 18501851

 

 

referências bibliográficas

ALMANAK - ADMINISTRATIVO, MERCANTIL E INDUSTRIAL DA PROVÍNCIA DE S.PAULO PARA O ANNO DE 1857. São Paulo: Marques & Irmão - Typographia Imparcial de J. R. de Azevedo Marques, 1856. - Edição fac-similar. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado / Arquivo do Estado, 1983.

CADERNOS DE FOTOGRAFIA BRASILEIRA: SÃO PAULO 450 ANOS. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2006.

PORTA, Paula (org.). História da Cidade de São Paulo. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

 

 

dicionário sobre o centro de são paulo

[clique nas letras para acessar a listagem de verbetes disponíveis]

 

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

 

 

Publique seu livro.

história do centro de são paulo: cronologia

Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.

[+] leia mais

história do comércio do centro de são paulo

Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.

[+] leia mais

dicionário online sobre o centro de são paulo

Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.

[+] leia mais

história dos logradouros do centro de são paulo

Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.

[+] leia mais

biblioteca online sobre o centro de são paulo

Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.

[+] leia mais

patrimônio cultural do centro de são paulo

Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.

[+] leia mais

home            sobre o moyarte            contato