Rua São Bento, n.2: Manuel Joaquim Espiridião. Endereço mencionado em anúncio no O Farol Paulistano (número 35, de 8 de agosto de 1827 e número 58, de 27 de outubro de 1827).
Rua de São Bento: segundo um anúncio no O Farol Paulistano (Nùmero 79, de 12 de janeiro de 1828), caso fosse encontrado um escravo que fugiu de Santos, ele poderia ser entregue Joaquim José Pedro Maia, em endereço nessa rua.
Rua de São Bento, n.77: moradia do Sargento Mór Gregório Ignacio Ferreira Nobre.
Rua de São Bento: de acordo com anúncio publicado, o Coronel Antonio José Vaz, morou nesse endereço. A publicação menciona o leilão de alguns de seus bens, após o seu falecimento e que o evento ocorrerá na "casa do falecido", localizada nesse endereço. [O Farol Paulistano, n.98, 18 de março de 1829]
Rua de São Bento: de acordo com um anúncio publicado, a D. Josefa Maria da Silva, morava nessa rua. [O Farol Paulistano, n.201, 28 de março de 1829 e número 245, 9 de setembro de 1829]
Rua de São Bento: de acordo com um anúncio publicado, Antonio Barboza nessa rua. [O Farol Paulistano, n.236, 8 de agosto de 1829]
Rua de São Bento, n.18: Endereço indicado em anúncio para venda de uma chácara na região de "Pirajossara" [O Farol Paulistano, n.251, 30 de setembro de 1829].
Rua de São Bento, n.22: endereço indicado para entregar um cavalo (uma besta) perdido [O Farol Paulistano, n.232, 25 de julho de 1829 e n.250, 26 de setembro de 1829]. Endereço indicado para negociar a venda de um escravo [O Farol Paulistano, n.268, 7 Nov. 1829].
Rua de São Bento, n.34: endereço indicado para negociar a venda de um sítio em Villa Nova da Constituição. [O Farol Paulistano, n.231, 22 de julho de 1829]
Rua de São Bento, n.48: Aulas de francês com "Mr. Izidoro" [O Farol Paulistano, n.278, 1 Dez. 1829]
Rua São Bento, n.58: residência de Mr. Izidoro, onde dava aulas particulares de francês. [O Farol Paulistano, n.204, 8 de abril de 1829]
Rua de São Bento, n.87: endereço indicando em anúncio, para negociar moradas na Rua da Freira [O Farol Paulistano, n.227, 8 de julho de 1829]. Endereço indicado em anúncio para venda de uma chácara na região de "Pirajossara" [O Farol Paulistano, n.251, 30 de setembro de 1829].
Rua de São Bento: D. Josefa Maria da Silva morava nessa rua, segundo um anúncio publicado em jornal [O Farol Pauilistano, n.297, 19 Jan. 1830].
Antonio Roberto de Almeida, Dr.: 1o. vice-presidente da Província (endereço mencionado no Almanak)
Benedicto Antonio de Oliveira Netto: amanuense da Secretaria do Governo (endereço mencionado no Almanak)
Caetano Antonio de Moraes: segundo escriturário da Contadoria/Thesouraria da Fazenda Geral (endereço mencionado no Almanak)
Firmino José Barbosa: official-maior da Secretaria do Governo (endereço mencionado no Almanak)
Francisco Martins de Almeida: official-archivista da Secretaria do Governo (endereço mencionado no Almanak)
João da Silva Carrão: deputado da Assembléia Provincial; lente substituto da Faculdade de Direito (endereço mencionado no Almanak)
João Theodoro Xavier de Mattos: suplente da Assembléia Provincial; procurador dos feitos da fazenda geral; 3o. suplente do juiz municipal; procurador fiscal da Junta de Fazenda/Thesouraria da Fazenda Geral (endereço mencionado no Almanak)
Joaquim Floriano de Toledo Junior: terceiro escriturário da Contadoria/Thesouraria da Fazenda Geral (endereço mencionado no Almanak)
José Bonifácio de Toledo Junior: adido da secretaria da Contadoria/Thesouraria da Fazenda Geral (endereço mencionado no Almanak)
José Carlos d'Alambary Luz: bibliotecário da Faculdade de Direito (endereço mencionado no Almanak)
Leopoldo Augusto Bueno de Aguiar: amanuense da secretaria da tesouraria da Fazenda Provincial (endereço mencionado no Almanak)
Pedro Ismendes Moreira: segundo escriturário da Contadoria/Thesouraria da Fazenda Geral (endereço mencionado no Almanak)
Pedro Taques de Almeida Alvim: deputado da Assembléia Provincial; promotor público (endereço mencionado no Almanak)
Prudencio Geraldes T. da Veiga Cabral: suplente da Assemblèia Provincial; lente catedrático, 2a. cadeira da Faculdade de Direito (3o. anno); (endereço mencionado no Almanak).
Rua de São Bento, n.1: Sêrea Paulista (sorvetes) - [Diário de S.Paulo, n.171, 3 de março de 1866]
Rua de São Bento, n.67: Chapelaria - [Diário de S.Paulo, n.171, 3 de março de 1866]
Rua São Bento, n. 83: Agostini Angelo [KOSSOY, Boris. Dicionário Histórico-Fotográfico Brasileiro: fotógrafos e ofícios da fotografia no Brasil (1833-1910). São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2002, p.53].
Rua de São Bento, n.33: Bernardo Martins Meira possuía no local um armazém de molhados; fabricante de licores.
Rua de São Bento, n.54: Residência de Gustav (Gustavo) Schaumann.
Rua de São Bento, n.60: Residência de Eginhard (Reginaldo) Wehrsig.
Rua de São Bento, n.33: Bernardo Martins Meira casa e armazém de molhados; fabricante de licores.
Rua de São Bento, n.33: Bernardo Martins Meira casa e armazém de molhados; fabricante de licores.
Rua de São Bento, n.57: endereço indicado para negociar venda de uma chácara - [Correio Paulistano, n.4061, 8 de janeiro de 1870]
Rua de São Bento, n.19: endereço do 1o. Escriturário da Theosuraria da Fazenda, Pedro Ismendes Moreira - [Almanak da Província de São Paulo Para 1873]
Rua de São Bento, n.21: endereço do Inspetor da Thesouraria da Fazenda, Domingos de Mello Rodrigues Loureiro - [Almanak da Província de São Paulo Para 1873]
Rua de São Bento, n.25: endereço do Chefe de Seção da Thesouraria da Fazenda, Hygino José Xavier - [Almanak da Província de São Paulo Para 1873]
Rua de São Bento, n.33: Bernardo Martins Meira casa e armazém de molhados; fabricante de licores.
Rua São Bento, n.33: endereço do Capitão João Antonio Vieira - [Almanak da Província de São Paulo Para 1873]
Rua de São Bento, n.37: endereço do official-maior Firmino José Barbosa (Secretaria do Governo) - [Almanak da Província de São Paulo Para 1873]
Rua de São Bento, n.69: endereço de Julio Nunes Ramalho, 2o. Oficial da Secretaria de Governo - [Almanak da Província de São Paulo Para 1873]
Rua de São Bento, n.93: armazém com venda de frios, licores, vinhos etc.
Rua de São Bento, n.37: Estabelecimento de Jules Martin.
Rua São Bento, n.68: Loja do Chapeo Monstro.
Rua de São Bento, n.46: Estúdio de fotografia, de J. Bandeira (provavelmente, o proprietário anterior era Pedro Hoenen). [KOSSOY, Boris. Dicionário Histórico-Fotográfico Brasileiro: fotógrafos e ofícios da fotografia no Brasil (1833-1910). São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2002, p.72].
Rua São Bento, n.14: Motoscópio - [SOUZA, José Inacio de Melo. Salas de cinema e história urbana de São Paulo: 1895 - 1930. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2016].
Rua São Bento, n.59-61: Rotisserie Sportsman - [SOUZA, José Inacio de Melo. Salas de cinema e história urbana de São Paulo: 1895 - 1930. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2016].
Rua de São Bento, n.23: Alfaiataria Acadêmica F. Infanti & Cia. (sobrado) - sortimento de casemiras e brins.
Rua de São Bento, n.23: Casa Arouche - Secção de Loterias.
DICIONÁRIO DE RUAS. Arquivo Histórico Municipal de São Paulo. Disponível em: <https://dicionarioderuas.prefeitura.sp.gov.br/>. Acesso em: 12 Out. 2020.
PORTO, Antônio Rodrigues. História da cidade de São Paulo através de suas ruas. 2ª. Edição. São Paulo: Carthago, 1996.
PORTO, Antônio Rodrigues. História Urbanística da cidade de São Paulo (1554 a 1988). São Paulo: Carthago, 1992.
A |
B |
C |
D |
E |
F |
|
G |
H |
I |
J |
K |
L |
M |
N |
O |
P |
Q |
R |
S |
T |
U |
V |
W |
X |
Y |
Z |
Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.
Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.
Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.
Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.
Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.
Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.